G1
Usuários relatam filas longas e dificuldade no atendimento dos CRAS em João Pessoa
Muitos beneficiários do CadÚnico vão ao local estão em busca de atualizar informações cadastrais. CRAS de Mandacaru, em João Pessoa
Divulgação/PM-JP
A busca por assistência social se transforma em batalha para famílias na fila do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Cristo Redentor, em João Pessoa. Desde a madrugada desta quarta-feira (11), homens e mulheres, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção enfrentam longas horas para conseguir uma das 20 fichas de atendimento distribuídas diariamente. Veja o vídeo abaixo.
A equipe do Bom Dia Paraíba foi ao local conferir de perto a denúncia recebida pelo WhatsApp, e o que encontrou foi fila composta por pessoas exaustas e preocupadas. Entre elas, uma idosa, que dormiu no chão na tentativa de resolver o bloqueio de seu benefício. “Cheguei às 10 horas da noite com minha mãe e trouxe um café e bolachas para passar a noite. Mas nem banheiro tem”, relatou uma das mulheres na fila.
Filas no CRAS do bairro do Cristo
A reportagem ouviu também o relato de um senhor de 74 anos que passou a noite em frente ao CRAS para garantir uma ficha de atendimento para o filho. Apesar da idade e das doenças, ele demonstrava paciência. “Tenho amigos aqui, né? A gente se ajuda”, disse. Outros, como um homem que buscava atendimento para sua esposa com epilepsia, lamentavam a falta de estrutura e segurança: “Cheguei às 00h30. Não tem vigia, estamos expostos.”
Os próprios usuários apontam as fragilidades do sistema. Além da quantidade limitada de fichas, uma funcionária frequentemente afastada por problemas de saúde reduz ainda mais o número de atendimentos, causando indignação.
Moradores do Cristo denunciam dificuldades para conseguir ficha para atendimento no CRAS
Segundo a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, a suspensão do pagamento do BPC pelo Governo Federal resultou em um aumento expressivo na busca por serviços de atualização do CadÚnico.
Para lidar com essa situação, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania tomou as seguintes providências:
Agendamento on-line: está sendo montada uma força-tarefa para implementar um sistema para quem possui celular, facilitando o acesso ao serviço.
Ampliação do horário: Os CRAS terão o horário de funcionamento antecipado durante esse período de alta demanda.
Unidades CRAS em João Pessoa
CRAS Alto do Mateus
Rua Luiz Pimentel de França Batista, s/n – Alto do Mateus
(83) 9 8647-0836 | crasaltodomateus.sedes@gmail.com
CRAS do Cristo
Rua Universitário Rogério Benevides, s/n – Cristo Redentor
(83) 98155-3589 | crascristorangel@outlook.com
CRAS Cruz das Armas
Rua Juiz Domingues Porto, s/n – Cruz das Armas
(83) 98163-6430 | crascruzdasarmasjp@gmail.com
CRAS Gervásio Maia
Rua Venâncio Gonçalves de Oliveira, s/n – Gervásio Maia
(83) 98147-9583 | crasgervasiomaiajp20@hotmail.com
CRAS Gramame
Rua Telegrafista Geraldo Fagundes de Araújo, s/n – Gramame
(83) 3213-6119 | crasgramamepb@gmail.com
CRAS Grotão
Rua Francisco Gomes de Oliveira, s/n, Funcionários II – Grotão
(83) 98117-9788 | crasgrotaojp2019@gmail.com
CRAS Ilha Bispo
Travessa Lopo Garro, s/n – Ilha do Bispo
(83) 98234-7316 | ilhadobispocras@gmail.com
CRAS Mandacaru
Rua Professor Alfredo de Ataíde, s/n – Mandacaru
(83) 3213-6115 | crasmandacarujp@gmail.com
CRAS Mangabeira
Rua Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha, nº 1188 – Mangabeira
(83) 3213-6116 | crasmangabeirajp@gmail.com
CRAS Padre Zé
Rua Prefeito José Carvalho, nº 116 – Treze de Maio
(83) 3213-6117 | craspadreze.roger@gmail.com
CRAS São José
Travessa São Gonçalo, nº 15 – Bairro São José
(83) 98164-8207 | cras.saojose.pmjp@gmail.com
CRAS Roger (Volante)
Rua Professor Cizenando Costa, nº 57 – Roger
(83) 98123-0517 | craspadreze.roger@gmail.com
CRAS Vale das Palmeiras
Av. Vale das Palmeiras, s/n – Vale das Palmeiras
(83) 98873-5674 | crasvaledaspalmeiras1@gmail.com
CRAS Valentina
Rua Francisco Alves Rodrigues, nº 28 – Valentina Figueiredo
(83) 3213-6118 | crasvalentina@hotmail.com.br
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Homem é preso suspeito de estuprar mulher e filmar crime, no Sertão da PB
Polícia prende homem que estuprou mulher, filmou ato sexual e divulgou nas redes sociais, em Coremas. Delegacia de Coremas, no Sertão da Paraíba
Divulgação
Um homem foi preso nesta terça-feira (4) em Coremas, no Sertão da Paraíba, suspeito de estuprar uma mulher e filmar o ato sexual. De acordo com a Polícia Civil, além de registrar a violência, o suspeito compartilhou as imagens nas redes sociais.
Segundo as investigações da Polícia Civil, a vítima estava embriagada e desacordada, quando o suspeito aproveitou da vulnerabilidade dela e praticou atos sexuais sem o seu consentimento. Os crimes teriam acontecido em 26 de janeiro, nos turnos da tarde e noite.
A investigação foi conduzida pelo delegado Thitto de Amorim e o suspeito foi preso na manhã desta terça, por intermédio da Delegacia de Coremas, com apoio do Grupo Tático Especial e da Delegacia de Atendimento à Mulher de Itaporanga.
O homem deve responder pelos crimes de estupro de vulnerável e divulgação de cenas de estupro de vulnerável.
O suspeito está preso na delegacia de Coremas, onde aguarda audiência de custódia que deve ser realizada na quarta-feira (5).
Como denunciar?
O estupro de vulnerável é um crime tipificado no Código Penal Brasileiro, no artigo 217-A e ocorre quando alguém tem relações sexuais ou pratica outros atos libidinosos com uma pessoa considerada vulnerável.
A vulnerabilidade pode ser física, mental ou por situações como embriaguez, no caso de alguém não ter condições de oferecer resistência. O crime é configurado independentemente de haver ou não consentimento da vítima, já que ela não tem capacidade de se defender ou resistir.
Para denunciar casos de estupro ou violência sexual, é possível ligar para o Disque 100, que recebe denúncias de forma anônima. Ao denunciar, é importante fornecer informações detalhadas sobre o ocorrido, como data, hora, local e dados do suspeito.
Também é possível procurar delegacias especializadas, como a Delegacia de Atendimento à Mulher, ou usar plataformas online, como o Canal de Denúncias da Secretaria de Direitos Humanos.
Além disso, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Conselho Tutelar podem ser acionados, especialmente em casos envolvendo menores de idade.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Paraíba registra mais de 650 casos prováveis de dengue em 2025
Saúde aponta que houve um aumento de 40,71% nos casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período do ano passado. Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/TV Gazeta
A Paraíba registrou 674 casos prováveis de dengue no mês de janeiro de 2025, de acordo com o Boletim de Arboviroses divulgado pela Secretaria de Saúde (SES) nesta terça-feira (4). O boletim não confirma mortes pela doença até o momento, embora dois óbitos estejam sendo investigados.
Além dos casos de dengue, o boletim aponta também o registro de 55 casos prováveis de chikungunya, um caso provável de zika vírus e sete casos prováveis de Febre do Oropouche.
Ao comparar os números de janeiro de 2025 com o mesmo período de 2024, foi observada uma variação nos registros de arboviroses. O número de casos prováveis de dengue aumentou em 40,71%, enquanto os casos de chikungunya apresentaram uma queda de 48%, e os casos de zika vírus reduziram em 89%.
Em relação aos óbitos, o boletim não registrou mortes confirmadas por dengue, mas aponta que dois óbitos estão sendo investigados nos municípios de Campina Grande e São Domingos do Cariri.
Não houve confirmações nem investigações de óbitos por chikungunya, zika ou Febre do Oropouche.
A SES baseia seu levantamento na situação epidemiológica de todos os 223 municípios paraibanos, monitorando a evolução das arboviroses no estado e adotando medidas para controlar a disseminação dessas doenças.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Viatura da PM se envolve em acidente com trem na Grande João Pessoa
Com o impacto, parte dianteira da viatura ficou completamente destruída. Não houve vítimas. Viatura da Polícia Militar colide com trem, em Bayeux
Reprodução / CBTU
Uma viatura da Polícia Militar colidiu com um trem na tarde desta terça-feira (4), em Bayeux, na Grande João Pessoa. O acidente aconteceu quando o veículo tentava cruzar a via férrea em uma passagem de nível.
Com o impacto, a parte dianteira da viatura foi completamente destruída.
Parte dianteira da viatura ficou destruída após colisão com trem
Reprodução / CBTU
De acordo com informações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), não houve vítimas no local. Após a colisão, o VLT, que seguia no sentido Cabedelo, continuou sua viagem sem mais interrupções.
Procurada para comentar o acidente, a Polícia Militar não se manifestou até a última atualização desta notícia.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
-
G11 ano atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G11 ano atrás
Projeto virtual de ‘cidade do futuro’ na PB é cópia de distrito futurista chinês
-
G11 ano atrás
Conselho denuncia violação de direitos humanos em despejo de famílias em assentamento de João Pessoa
-
G11 ano atrás
Radiotelescópio que mapeia energia escura do universo deve começar a funcionar até o fim de 2024 no Sertão da PB
-
G11 ano atrás
Inmet emite alerta para perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades da Paraíba
-
G11 ano atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
G11 ano atrás
Homem é preso suspeito de levar crianças e estuprar mulher em motel, em Campina Grande
-
G11 ano atrás
Aprenda a fazer receita de salpicão no Chef JPB