G1
Mais de 130 moreias são encontradas mortas em praias de João Pessoa
Pelo menos 139 animais foram recolhidos; amostras foram enviadas para análise para determinar a causa das mortes. 139 peixes mortos na orla de João Pessoa
Mais de 130 peixes da espécie moreia foram encontrados mortos por moradores em praias de João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (26). As moreias foram avistadas nas praias dos bairros como Jardim Oceania, Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) recolheu 139 moreias e continua recolhendo as que estão sendo trazidos pelo mar. Os animais foram enviados para a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para análise.
Mais de 139 moreias são encontradas mortas em praias de João Pessoa
TV Cabo Branco/reprodução
Em nota, a Sudema informou que equipes foram enviadas aos pontos da ocorrência para averiguar as condições de cada local e para coletar amostras de água e dos peixes encontrados nas praias.
Os animais serão submetidos a análise em laboratório para serem identificadas as espécies e as possíveis causas das mortes.
Moreias vivem nos corais
O pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do Instituto Peixes da Caatinga, Telton Ramos, comentou que as moreias são peixes que vivem em tocas dentro dos corais e permanecem nesses habitats.
Telton destaca que a aparição das moreias pode ter ocorrido por diversos fatores:
Moreias encontradas mortas serão submetidos a análise em laboratório para serem identificadas as espécies e as possíveis causas das mortes
TV Cabo Branco/reprodução
“Alguma poluição pode atingir esses peixes, algum patógeno causado por poluição. Mas pode ser causas naturais. Pode haver uma mudança de temperatura, como pode ser também mudanças na salinidade, causando a morte desses animais”.
Além disso, Telton destaca que é preciso coletar alguns exemplares dessas moreias para ser feita uma biópsia, além de fazer mergulhos no local para verificar os corais, a temperatura da água e sua salinidade.
Peixes mortos na orla de João Pessoa
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Motociclista morre em colisão com ônibus em João Pessoa
O Samu foi acionado, mas, ao chegar ao local, constatou que o motociclista já estava morto. Homem morre após bater de moto em ônibus
Um motociclista de 45 anos morreu na noite desta sexta-feira (27) após colidir com um ônibus no bairro Planalto da Boa Esperança, em João Pessoa. A vítima era pedreiro e estava saindo do trabalho.
De acordo com informações da TV Cabo Branco, o motociclista desrespeitou a sinalização de trânsito que indica a preferência no cruzamento. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do impacto entre a motocicleta e o ônibus.
Na colisão, o capacete do homem se desprendeu e foi arremessado, enquanto a frente do ônibus ficou parcialmente destruída.
Uma equipe do Samu foi acionada, mas, ao chegar ao local, constatou que o motociclista já estava sem vida.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) lamentou o acidente. A instituição informou que, no momento do ocorrido, o ônibus trafegava dentro da velocidade permitida para a via. O sindicato também destacou que o motorista permaneceu no local, prestou a assistência necessária e se colocou à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações relacionadas ao acidente de trânsito.
Colisão entre moto e ônibus no bairro Planalto da Boa Esperança, em João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Paraíba tem quatro pontes federais em estado crítico
Segundo o DNIT, embora estejam em estado crítico, nenhuma das pontes corre risco de colapso. Ponte sobre o rio Piancó
Reprodução/DNIT
A Paraíba tem quatro pontes federais em estado crítico, segundo o DNIT-PB. Segundo o departamento, o último levantamento e classificação da situação das pontes no estado aconteceu em 2020. Na época, eram 10 pontes em estado crítico, mas seis receberam melhorias nos últimos anos, e restaram as quatro estruturas.
Segundo o departamento, as estruturas em estado crítico são as pontes sobre o rio Piancó, na BR-361/PB; a ponte sobre o rio Piaba, na BR-104/PB; e as pontes sobre os rios Patú e Cajá, na BR-230/PB (km 82 e 84, respectivamente).
O superintendente do DNIT, Antônio Monteiro, afirmou que a ponte sobre o rio Piaba não está sendo utilizada. Ele afirmou que ela será completamente demolida e reconstruída e que a população da região já utiliza um desvio.
De acordo com o departamento, as quatro pontes em estado crítico vão passar por uma reabilitação total e já possuem contrato em andamento. O órgão afirmou também que nenhuma estrutura corre risco de colapso e que todas as ações preventivas e corretivas estão sendo adotadas.
Segundo Antônio Monteiro, um novo levantamento sobre a situação das pontes será realizado no próximo ano.
O departamento afirma que existem 319 estruturas especiais na Paraíba, que incluem, por exemplo, pontes, viadutos, passagens inferiores e passarelas. Ainda segundo o DNIT-PB, R$ 29,7 milhões foram investidos na manutenção dessas estruturas, que envolvem serviços de limpeza, pintura, reparos estruturais, troca de juntas de dilatação e pingadeiras, serviços essenciais para a manutenção da boa condição da estrutura.
O DNIT afirma também que os serviços de manutenção estão sendo executados de acordo com o grau de necessidade e severidade das patologias observadas nas estruturas, de forma a priorizar estruturas com maior necessidade de intervenção. A nota afirma que, até o momento, foram realizadas ações em 194 estruturas, representando quase 70% do total.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Paraíba registra saldo positivo com mais de 2 mil postos de emprego em novembro, aponta Caged
No mês de novembro, o único setor da economia analisado pelo Caged que não obteve um saldo positivo foi o setor da agropecuária. Carteira de trabalho e previdência social
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A Paraíba registrou um saldo positivo de 2.720 postos de trabalho com carteira assinada no mês de novembro. Foram 18.521 admissões contra 15.801 desligamentos, gerando um saldo positivo. Os dados foram publicados nesta sexta-feira (27) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Os empregos do Caged são de cinco setores da economia: serviços, comércio, construção, indústria e agropecuária. Os empregos públicos não estão incluídos neste levantamento.
Em novembro, quatro setores tiveram saldo positivo, com um deles sendo o destaque do mês: comércio (1.441). Enquanto indústria (345), serviço (1.028) e construção (13) completam a lista do saldo positivo do último mês. O setor da agropecuária (-107) foi o único a não apresentar saldo positivo no mês de novembro.
No acumulado de janeiro a novembro deste ano, houve criação de 214.694 empregos com carteira assinada contra 186.285 desligamentos, gerando um saldo positivo de 28.409 postos.
João Pessoa e Campina Grande
A capital João Pessoa também teve um resultado positivo, com 1.529 postos de trabalho gerados no saldo do período. Em Campina Grande, a diferença entre admissões e desligamentos também foi positiva, com 79 postos de emprego a mais.
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba
-
G111 meses atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G11 ano atrás
Conselho denuncia violação de direitos humanos em despejo de famílias em assentamento de João Pessoa
-
G11 ano atrás
Homem é preso suspeito de levar crianças e estuprar mulher em motel, em Campina Grande
-
G11 ano atrás
Inmet emite alerta para perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades da Paraíba
-
G11 ano atrás
Projeto virtual de ‘cidade do futuro’ na PB é cópia de distrito futurista chinês
-
G11 ano atrás
Radiotelescópio que mapeia energia escura do universo deve começar a funcionar até o fim de 2024 no Sertão da PB
-
G111 meses atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
G11 ano atrás
Mulher é atingida com tiros na cabeça em tentativa de feminicídio no Sertão da PB; suspeito tirou a própria vida