G1
Comunidade quilombola no Sertão da Paraíba é reconhecida pelo Incra
A comunidade de Pitombeira foi criada na segunda metade do século XIX por quatro ex-escravizados. De acordo com relatório antropológico, vivem cerca de 80 famílias no quilombo. Incra reconhece comunidade quilombola no Sertão da Paraíba
Reprodução/Incra
A comunidade quilombola Pitombeira, uma área de aproximadamente 354 hectares, localizada no município de Várzea, na região do Sertão da Paraíba, foi reconhecida pelo Incra. O documento foi divulgado na edição desta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, do Diário Oficial da União (DOU).
A divulgação simboliza a finalização da fase de identificação dos limites do território quilombola, onde vivem cerca de 80 famílias. A próxima etapa é o decreto de desapropriação de imóveis inseridos no período, que deverá ser assinado pelo presidente da República.
A ação de regularização deve ser encerrada com a titulação em nome da comunidade por meio de um documento coletivo e indivisível. De acordo com o Incra, os títulos garantem a posse da terra, além de acesso a políticas públicas como educação, saúde e financiamentos.
Localizada a cerca de 275 quilômetros de João Pessoa, a comunidade Pitombeira teve origem, de acordo com dados de relatório antropológico, com quatro ex-escravizados, identificados como Inácio Félix, Severino, Simplício e Gonçalo Fogo, que se estabeleceram naquela localidade com suas mulheres na segunda metade do século XIX. O nome Pitombeira faz referência a um grande pé de pitomba que encontraram no local, e que se tornou referência para o estabelecimento de suas posses.
Portaria reconhece território da comunidade quilombola Pitombeira, na Paraíba
Reprodução/Incra
A comunidade Pitombeira
Segundo relatório antropológico publicado no DOU em junho de 2017, estima-se que 69 famílias de Pitombeira se dedicam à agricultura, com destaque para a produção de umbu, caju e banana. As criações de animais são pequenas e servem para subsistência. Os quilombolas também produzem artesanato em madeira de umburana e em palha de carnaúba (vassouras, chapéus, abanos e bolsas).
A comunidade realiza atividades de extrativismo mineral, porque, segundo os moradores, a região é rica em minérios como xelita, feldspato, granito, calcário, turmalina negra e calcedônia.
Conforme o relatório, o evento cultural de maior destaque na comunidade é a festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos na cidade de Santa Luzia, que é celebrada pela irmandade Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, entidade religiosa e cultural fundada em 24 de novembro de 1871 na comunidade de Pitombeira.
Processo de regularização
O Incra é responsável pela regularização de territórios desde 2003, com a promulgação do Decreto no 4.887, que definiu o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades quilombolas.
De acordo com o Incra, as comunidades quilombolas são grupos étnicos predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.
Estima-se que em todo o país existam mais de três mil comunidades quilombolas. Na Paraíba, existem 11 territórios quilombolas oficialmente delimitados e uma população de 16.584 quilombolas.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Caminhão com carga de tijolos tem falha mecânica, tomba e mata motorista, no Brejo da PB
Rizonaldo Nascimento Soares, de 28 anos, estava transportando uma carga de tijolos entre Areia e Alagoa Grande, quando o veículo tombou. Ele ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Caminhão com carga de tijolos tem falha mecânica, tomba e motorista morre, no Brejo da PB
Reprodução/TV Paraíba
Um motorista de um caminhão, identificado como Rizonaldo Nascimento Soares, de 28 anos, morreu após o veículo que dirigia, transportando uma carga de tijolos, tombou na PB-079, entre os municípios de Areia e Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba.
Rizonaldo trabalhava para uma loja de materiais de construção e tinha ido até o município de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, para buscar uma carga de tijolos, com destino final em Caldas Brandão, no Agreste paraibano.
Na viagem de volta, já na PB-079, entre os municípios de Areia e Alagoa Grande, o veículo que Rizonaldo dirigia apresentou uma falha mecânica e ficou sem freios. O caminhão acabou tombando.
Após o tombamento do veículo, Rizonaldo ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido ainda com vida pela Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas morreu ao chegar na unidade hospitalar, na madrugada desta quarta-feira (25). O corpo de Rizonaldo vai ser sepultado em Caldas Brandão.
Homem morre após faltar freio em caminhão, entre Areia e Alagoa Grande
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Homem morre após colisão entre duas motos, em Campina Grande
Acidente aconteceu em um cruzamento no bairro José Pinheiro. Vítima tinha 18 anos. Walison Luan de Lima Xavier tinha 18 anos e morreu após um acidente em Campina Grande
Reprodução/TV Paraíba
Um homem morreu após uma colisão entre duas motos, na tarde desta terça-feira (24), no bairro José Pinheiro, em Campina Grande. O acidente aconteceu em um cruzamento.
Imagens de câmera de segurança registraram o acidente e mostram que um dos motociclistas tenta cruzar uma das ruas, mas é atingido por outro motociclista.
A vítima, Walison Luan de Lima Xavier, tinha 18 anos. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta quarta-feira (25).
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Duas pessoas ficam feridas após colisão entre motos, em João Pessoa; VÍDEO
Acidente aconteceu por volta das 6h. Quando as duas motos colidem, os dois homens são arremessados. Câmera de segurança flagra acidente entre duas motos em João Pessoa
Dois homens ficaram feridos após um acidente envolvendo duas motos, na manhã desta quarta-feira (25), no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa. Um dos motociclistas teria desrespeitado a sinalização de “pare”.
O acidente aconteceu por volta das 6h. Quando as duas motos colidiram, os dois homens são arremessados.
Ambos foram encaminhados pelo Samu ao Hospital de Emergência e Trauma da capital, passaram por procedimentos médicos de emergência e seguem em observação. O estado de saúde dos dois é considerado regular.
Acidente envolveu duas motos em cruzamento do bairro de Cabo Branco, em João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
-
G111 meses atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G11 ano atrás
Conselho denuncia violação de direitos humanos em despejo de famílias em assentamento de João Pessoa
-
G11 ano atrás
Homem é preso suspeito de levar crianças e estuprar mulher em motel, em Campina Grande
-
G11 ano atrás
Inmet emite alerta para perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades da Paraíba
-
G11 ano atrás
Projeto virtual de ‘cidade do futuro’ na PB é cópia de distrito futurista chinês
-
G11 ano atrás
Radiotelescópio que mapeia energia escura do universo deve começar a funcionar até o fim de 2024 no Sertão da PB
-
G111 meses atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
G11 ano atrás
Mulher é atingida com tiros na cabeça em tentativa de feminicídio no Sertão da PB; suspeito tirou a própria vida