G1
Alunos do ensino fundamental hackeiam votação de festival de informática, e Prefeitura reinicia competição: ‘Aprenderam a fazer robô’
Secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa afirmou que os estudantes criaram robôs e atacaram o site da votação do Festival de Aplicativos Codes. Crianças na internet
Marcos Serra Lima/g1
Alunos do ensino fundamental II de escolas municipais de João Pessoa hackearam a votação de um festival de informática, lançado pela Prefeitura de João Pessoa. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, os estudantes desenvolveram robôs e atacaram o site da votação. A secretaria precisou anular os votos e anunciou um novo sistema de votação, desta vez, aceitando apenas uma resposta por e-mail.
“Abrimos a votação e os meninos aprenderam a fazer robô, atacaram o site, a gente teve que dar um freio de arrumação. Os três mais votados vão ganhar prêmios de R$ 5 mil, por isso essa confusão de robô, de ataque, aí descobrimos que temos hackers no ensino fundamental. No próximo ano vamos fazer parceria com o governo federal para oferecer um programa que se chama ‘Hacker do Bem’ para essas crianças”, disse o secretário em entrevista à TV Cabo Branco.
O Festival de Aplicativos Codes é uma competição para que os alunos mostrem ao público o que produziram no Programa Code – Jovens para o futuro, lançado pela Prefeitura de João Pessoa, em março deste ano. O projeto oferece aulas de programação para crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano, que têm a oportunidade de desenvolver, por exemplo, sites e aplicativos.
“Tivemos ao longo do ano a oferta de cursos de programação para alunos do fundamental. Esses estudantes desenvolveram mais de 20 mil aplicativos, escreveram mais de 20 milhões de linhas de código”, afirmou o secretário.
O pré-requisito para participar do festival era ser aluno do ensino fundamental II da rede pública municipal de João Pessoa. O concurso foi dividido em duas etapas: escola e municipal. De acordo com o edital, as escolhas dos finalistas deveriam ser feitas por votação popular em um site criado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. As três equipes finalistas e vencedores devem receber uma premiação de R$ 5 mil para cada.
O festival estava na etapa municipal, e a votação estava marcada para ser realizada de 18 a 22 novembro, mas foi suspensa nesta quarta-feira (22) para evitar a tentativa de fraude. Em nota, a Secretaria de Ciência e Tecnologia afirmou que a votação foi suspensa após detectar no site “atividades que indicam o uso de códigos maliciosos para adulterar a votação”.
“A secretaria repudia essa ação, pois vê nela o descumprimento do objetivo do Festival, que em sua essência, visa dar credibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da iniciativa Code durante o curso, além de promover uma ação participativa à comunidade de João Pessoa”, disse a secretaria.
A Prefeitura anunciou também um novo sistema de votação através de um formulário online que aceita apenas uma resposta por e-mail. No formulário, é possível consultar as equipes na disputa e as principais informações sobre o aplicativo desenvolvido por eles. O novo prazo de votação será de 22 a 24 de novembro, até as 17h.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Caminhão com carga de tijolos tem falha mecânica, tomba e mata motorista, no Brejo da PB
Rizonaldo Nascimento Soares, de 28 anos, estava transportando uma carga de tijolos entre Areia e Alagoa Grande, quando o veículo tombou. Ele ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Caminhão com carga de tijolos tem falha mecânica, tomba e motorista morre, no Brejo da PB
Reprodução/TV Paraíba
Um motorista de um caminhão, identificado como Rizonaldo Nascimento Soares, de 28 anos, morreu após o veículo que dirigia, transportando uma carga de tijolos, tombou na PB-079, entre os municípios de Areia e Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba.
Rizonaldo trabalhava para uma loja de materiais de construção e tinha ido até o município de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, para buscar uma carga de tijolos, com destino final em Caldas Brandão, no Agreste paraibano.
Na viagem de volta, já na PB-079, entre os municípios de Areia e Alagoa Grande, o veículo que Rizonaldo dirigia apresentou uma falha mecânica e ficou sem freios. O caminhão acabou tombando.
Após o tombamento do veículo, Rizonaldo ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido ainda com vida pela Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas morreu ao chegar na unidade hospitalar, na madrugada desta quarta-feira (25). O corpo de Rizonaldo vai ser sepultado em Caldas Brandão.
Homem morre após faltar freio em caminhão, entre Areia e Alagoa Grande
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Homem morre após colisão entre duas motos, em Campina Grande
Acidente aconteceu em um cruzamento no bairro José Pinheiro. Vítima tinha 18 anos. Walison Luan de Lima Xavier tinha 18 anos e morreu após um acidente em Campina Grande
Reprodução/TV Paraíba
Um homem morreu após uma colisão entre duas motos, na tarde desta terça-feira (24), no bairro José Pinheiro, em Campina Grande. O acidente aconteceu em um cruzamento.
Imagens de câmera de segurança registraram o acidente e mostram que um dos motociclistas tenta cruzar uma das ruas, mas é atingido por outro motociclista.
A vítima, Walison Luan de Lima Xavier, tinha 18 anos. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta quarta-feira (25).
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Duas pessoas ficam feridas após colisão entre motos, em João Pessoa; VÍDEO
Acidente aconteceu por volta das 6h. Quando as duas motos colidem, os dois homens são arremessados. Câmera de segurança flagra acidente entre duas motos em João Pessoa
Dois homens ficaram feridos após um acidente envolvendo duas motos, na manhã desta quarta-feira (25), no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa. Um dos motociclistas teria desrespeitado a sinalização de “pare”.
O acidente aconteceu por volta das 6h. Quando as duas motos colidiram, os dois homens são arremessados.
Ambos foram encaminhados pelo Samu ao Hospital de Emergência e Trauma da capital, passaram por procedimentos médicos de emergência e seguem em observação. O estado de saúde dos dois é considerado regular.
Acidente envolveu duas motos em cruzamento do bairro de Cabo Branco, em João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
-
G111 meses atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G11 ano atrás
Conselho denuncia violação de direitos humanos em despejo de famílias em assentamento de João Pessoa
-
G11 ano atrás
Homem é preso suspeito de levar crianças e estuprar mulher em motel, em Campina Grande
-
G11 ano atrás
Inmet emite alerta para perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades da Paraíba
-
G11 ano atrás
Projeto virtual de ‘cidade do futuro’ na PB é cópia de distrito futurista chinês
-
G11 ano atrás
Radiotelescópio que mapeia energia escura do universo deve começar a funcionar até o fim de 2024 no Sertão da PB
-
G111 meses atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
G11 ano atrás
Mulher é atingida com tiros na cabeça em tentativa de feminicídio no Sertão da PB; suspeito tirou a própria vida