Connect with us

G1

Aprenda como fazer receita de arroz cremoso com polvo no Chef JPB

Publicado

em

Aprenda como fazer receita de arroz cremoso com polvo no Chef JPB

Quem explicou o passo a passo foi o artista Seu Pereira.
Aprenda a fazer arroz cremoso com polvo
Reprodução/TV Cabo Branco
O Chef JPB deste sábado (6) ensina como fazer arroz cremoso com polvo e acompanhado de pescado amarelo. A receita também conta uma com a mistura de leite de coco com cebola e colorau, e foi ensinada pelo artista Seu Pereira.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ingredientes
150g de Arroz branco
200ml leite de coco fresco e natural
100g de polvo
20g de cebola picada
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
30g de queijo mussarela
Coentro a gosto
160g de filé de pescada amarela
Modo de preparo
Arroz branco: refogar o arroz com alho e cebola e cozinhar até o ponto.
Polvo: refogar com cebola, alho poró, alecrim, vinho tinto e alho. Cobrir o polvo com água e panela de pressão 8 minutos depois que pegar pressão.
Pescada amarela: temperar com limão, azeite, pimenta do reino e sal. Grelhar na frigideira.
Preparação do prato
Refogar cebola, adicionar o polvo cozido, leite de coco, o arroz cozido e deixar reduzir até ficar cremoso.
Desligue o fogo e adicione o queijo, o coentro, mexa com a colher para envolver todos os ingredientes e faça a montagem a sua escolha com a pescada grelhada.
Veja todas as receitas do Chef JPB

Continue lendo

G1

Mototaxista é abordado por dupla e morto a tiros, em João Pessoa

Publicado

em

Emerson Gonçalves Paiva, de 27 anos, foi abordado por dois suspeitos e morto a tiros na tarde desta terça (24), no Novo Geisel. Polícia Militar da Paraíba
Divulgação/Polícia Militar
Um mototaxista de 27 anos foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (24), na comunidade Novo Geisel, no bairro de Gramame, em João Pessoa. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos de cometer o crime fugiram e ainda não foram encontrados.
A vítima foi identificada como Emerson Gonçalves Paiva. Câmeras de circuito de segurança registraram a ação, quando Emerson, que é mototaxista, foi abordado por duas pessoas que estavam em uma motocicleta.
A dupla, ao perceber a presença de Emerson, dispararam contra a vítima. A quantidade de disparos não foi informada pela polícia.
Emerson morreu ainda no local e a dupla fugiu após o crime. Eles ainda não foram presos e a Polícia Civil investiga o caso.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

G1

Conheça a Taperoá de Ariano Suassuna, cidade onde se passa a história de ‘O Auto da Compadecida’

Publicado

em

Cidade acolheu família de Ariano Suassuna na infância dele, e até hoje se veste da obra do paraibano para receber turistas. Cidade de Taperoá, na Paraíba, é cenário da peça e filme o “Auto da Compadecida 2”
A cidade de Taperoá, no Cariri da Paraíba, é um dos berços da literatura nordestina. Foi lá que Ariano Suassuna, escritor e dramaturgo paraibano, viveu parte da infância e se inspirou para escrever diversas obras, incluindo o “O Auto da Compadecida”, que ganhou uma adaptação cinematográfica cuja continuação será lançada nesta quarta-feira (25) em cinemas de todo o Brasil.
LEIA TAMBÉM:
‘O Auto da Compadecida 2’ aposta no seguro e faz sequência divertida, sem grandes novidades;
Casa onde Ariano Suassuna viveu foi transformada em museu
Pintura ilustra João Grilo e Chicó na entrada de Taperoá, Paraíba
Bruna Couto/g1
Taperoá fica a cerca de 240 quilômetros da capital paraibana João Pessoa. É possível encontrar várias referências ao município no texto original do Auto, como o Riacho do Cosme Pinto, que fica perto da entrada da cidade. É lá que o personagem Chicó conta um de seus mais emblemáticos causos.
“Nesse canto no Riacho do Cosme Pinto onde as paca atravessa. É tanta paca, tanta paca, que cruza por lá que a trilha delas fica marcada na água”, diz Chicó no filme “O Auto da Compadecida”.
Riacho do Cosme Pinto, em Taperoá, PB, foi referenciado no Auto da Compadecida
Bruna Couto/g1
Outra inspiração para Ariano é a Igreja de São Sebastião. Acredita-se que Ariano se inspirou nela para as cenas da peça que se passam em capelas, como o encontro com Nossa Senhora, interpretada no filme por Fernanda Montenegro.
Igreja de São Sebastião em Taperoá, PB, também inspirou Ariano Suassuna
Bruna Couto/g1
Figura imponente no Auto da Compadecida, Major Antônio Morais, também teve inspiração em locais de Taperoá. Quem visita a cidade avista de longe uma grande casa, que para Ariano era o lugar onde morava a aristocracia rural, representada, no filme, por Major Antônio Morais.
O sobrinho de Ariano, Manuel Dantas Vilar, conhecido como Dantinhas, explica que Ariano chegou a frequentar a casa na infância, quando ela ainda pertencia a parentes dele. Atualmente a propriedade é privada, mas pode ser avistada de longe.
Casa que inspirou Ariano Suassuna a criar o personagem Major Antônio Morais, em Taperoá, PB
Bruna Couto/g1
Além dos lugares que estão diretamente referenciados nas obras de Ariano, vários pontos de Taperoá possuem o alfabeto Armorial – movimento artístico criado por ele que mistura a cultura popular e erudita – e outros aspectos presentes no texto dele. Pontos comerciais, hotéis e vários outros estabelecimentos fazem uso desses aspectos para atrair visitantes.
Museu Casa Ariano Suassuna
Casa onde Ariano Suassuna morou na infância funciona como museu, em Taperoá, na Paraíba
Beto Silva/TV Paraíba
Recentemente o roteiro turístico “Caminhos de Ariano” foi lançado, com vários pontos de visitação em Taperoá e em outras cidades da Paraíba que tenham relação com a vida e obra do dramaturgo.
“Encontrar novas maneiras de valorizar a cultura do lugar, aos olhos dos turistas e das comunidades locais, significa criar um produto turístico rico de experiências singulares, que se torna um elemento cultural amplamente aceito”.
Entre os lugares inclusos no roteiro turístico está a casa onde Ariano Suassuna morou durante parte da infância, onde hoje funciona um museu. O lugar abriga várias memórias e uma parte importante da obra de Suassuna, como o livro raríssimo “Ferros do Cariri: Uma Heráudica Sertaneja” que guarda a história do alfabeto Armorial.
Livro “Ferros do Cariri: Uma Heráudica Sertaneja” está no Museu Casa Ariano Suassuna
Bruna Couto/g1
O lugar está passando por uma revitalização e em breve será reinaugurado.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

G1

Carro capota e três pessoas ficam feridas, na BR-230, no Agreste da PB

Publicado

em

Vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabaiana e foram levadas para o Hospital de Trauma de João Pessoa. Hospital de Trauma de João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco
Um carro capotou deixando três pessoas feridas na entrada de Boqueirão de Gurinhém, Agreste paraibano, na BR-230, antes do km 100, na manhã desta terça-feira (24). Dentro do veículo estavam mãe, filho e um motorista.
Após o capotamento, os três foram atendidos e socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabaiana e encaminhados ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
O carro em que as vítimas estavam era de uma prefeitura da Paraíba. No entanto, ainda não se sabe qual.
O adolescente, de 13 anos, foi a vítima mais grave, de acordo com a equipe médica do Samu. Não informações sobre o estado de saúde atual dele. A mãe sofreu escoriações leves, enquanto o motorista apresentava alguns machucados na barriga.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

Trending