Connect with us

G1

Unipê oferece diversos serviços à comunidade e reforça compromisso com João Pessoa

Publicado

em

Por meio de suas clínicas e ações, a instituição está sempre atenta às necessidades da região trazendo o que há de melhor na área da saúde. Unipê
Divulgação
O Unipê tem longa história na promoção da saúde e do bem-estar da população de João Pessoa e região metropolitana. Para além das diversas ações extramuros e em parceria com os órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro Universitário disponibiliza várias clínicas-escolas que contam com o auxílio de profissionais para o atendimento dessas comunidades.
Localizadas no campus da Instituição, em Água Fria, elas são das áreas médica, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, odontologia e psicologia. Todos os espaços possuem tecnologia de ponta para ofertar serviços essenciais e de qualidade à população, amparados por docentes e profissionais habilitados para melhorar a saúde da comunidade.
Somado a isso, contribuem significativamente para a formação e entrega de profissionais de excelência à sociedade, pois garantem vivências práticas reais de atendimento em saúde. Assim, os futuros profissionais desenvolvem habilidades interpessoais, aprimoram técnicas específicas e compreendem melhor as nuances do trabalho em equipe.
Reitora do Unipê, Professora Dra. Mariana de Brito
Unipê
“Sempre buscamos nos conectar com a população e entender as demandas que a sociedade nos apresenta. Dessa forma, nosso processo de ensino-aprendizagem proporciona o contato direto com as mais diversas realidades do nosso entorno e da nossa região e cumpre com um dever fundamental de formar profissionais aptos e com olhar humano, engajados em promover qualidade de vida para as pessoas. Por isso, estamos de portas abertas para quem precisa e as comunidades ao nosso redor podem contar com o nosso apoio”, comenta a Reitora do Unipê, Professora Dra. Mariana de Brito Barbosa.
Em suma, trata-se também de um compromisso do Unipê com a responsabilidade social ao integrar educação e serviço à comunidade. Isso inclui, ainda, serviços e ações em todas as áreas dos cursos além dos de saúde, como os de arquitetura e urbanismo, design, direito, tecnologia da informação, gestão e negócios, entre outros. E, assim, aproxima a academia da população, democratizando o acesso à saúde com serviços acessíveis.
Confira abaixo!
Odontologia
Clínica-Escola de Odontologia
Unipê
A Clínica-Escola de Odontologia da Instituição é uma das maiores e melhores das regiões Norte e Nordeste, atendendo a população da capital e das cidades ao redor nos turnos da manhã e da noite.
O agendamento pode ser realizado de segunda à sexta-feira, entre 7h e 17h, via telefonema para a recepção da Clínica-Escola (2106-4810), devendo informar nome, contato e diagnóstico (se possível). O número de vagas depende do número de alunos de cada turma.
Dentre as especialidades odontológicas, estão:
– Dentística (restaurações);
– Periodontia (limpezas);
– Endodontia (canal);
– Cirurgia;
– Odontopediatria (crianças e adolescentes);
– Pacientes Especiais;
– Disfunção Temporomandibular (DTM);
– Laserterapia;
– Próteses.
“O serviço já está disponível para agendamento no primeiro semestre de 2024 . Os horários e dias específicos dependem da especialidade odontológica da qual o paciente necessita de atendimento”, assinala a coordenadora do curso de Odontologia Profa. Ma. Karoline Silveira.
Enfermagem
O Complexo Laboratorial e Clínica-Escola de Enfermagem Florence Nightingale (Colace) realiza atendimentos nas áreas de enfermagem, medicina e nutrição de segunda a sexta-feira. Abaixo os principais serviços:
– Consultas médicas: otorrinolaringologia, endocrinologia, inserção de DIU, cannabis medicinal, dermatologia;
– Consultas de nutrição;
– Consultas de enfermagem nos ciclos de vida: pré-natal, puericultura, ginecologia, auriculoterapia e terapia floral;
– Procedimentos de enfermagem: realização de curativos, aferição de pressão arterial, avaliação dermatológica, exame citológico, retirada de pontos, inserção de DIU, entre outros.
“Os atendimentos começaram a ser ofertados a partir de 26 de fevereiro. Para consultar a disponibilidade de horários e realizar agendamentos, basta ligar para 2106-4805”, comenta a coordenadora dos cursos de Enfermagem e Nutrição do Unipê, Professora Dra. Keyth Sulamitta.
Fisioterapia
A Clínica-Escola de Fisioterapia atende pacientes em diversas áreas. Entre outras, estão:
– Cardiopneumofuncional;
– Neurologia;
– Geriatria;
– Pediatria;
– Ortopedia;
– Reumatologia;
– Saúde da mulher;
– Dermatofuncional.
Neste semestre, os serviços iniciaram no dia 20 de fevereiro, nos turnos da manhã, tarde e noite. Para agendar, basta ligar para a recepção da Clínica-Escola (2106-9271) de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 22h, e informar nome, contato e diagnóstico.
“O número de vagas depende do número de alunos de cada turma. Já o dia e horário do atendimento depende da área específica”, informa a Professora Dra. Elma Soares, coordenadora do curso de Fisioterapia do Unipê.
Fonoaudiologia
Na Clínica-Escola de Fonoaudiologia do Unipê, há atendimentos para o processo de reabilitação e o diagnóstico dos distúrbios da comunicação, compreendendo as áreas de Fonoterapia e de Audiologia.
Para o setor de Fonoterapia, os pacientes que estavam em atendimento no segundo semestre de 2023 começaram a ser chamados a partir de 19 de fevereiro – as vagas para novatos serão disponibilizadas após essa etapa. Já para o setor de Audiologia, os agendamentos para exames têm sido feitos desde 19 de fevereiro.
“Na Unidade de Fonoterapia, atendemos nas áreas de Motricidade Orofacial, Voz e Linguagem, que correspondem a pessoas com dificuldades de deglutição, sequelas de AVE, doenças degenerativas, síndromes e outras condições neurológicas, além de pessoas com TEA (autismo), deficiência auditiva, alterações na voz, respiração oral, entre outras situações”, elenca o coordenador do curso de Fonoaudiologia do Unipê, Professor Dr. Victor Costa.
Já na Unidade de Audiologia são realizados os exames de Audiometria (tonal e vocal), imitanciometria, emissões otoacústicas (Teste da Orelhinha), PEATE (Exame de Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico) e Vectoeletronistagmografia (teste da labirintite).
O serviço iniciou em 26 de fevereiro. Pessoas interessadas podem se inscrever presencialmente na Clínica, de segunda a quinta-feira, entre 7h e 22h, e na sexta-feira das 7h às 21h, ou agendar via telefone para 2106-9216, devendo informar nome, idade, queixa (ou laudo, se houver) e turno de preferência para o atendimento (manhã ou tarde). O dia e o horário exatos dependerão da disponibilidade da área e do setor.
Medicina Veterinária
A Clínica-Escola de Medicina Veterinária (CLIVET) do Unipê, inaugurada no ano passado, realiza os mais diversos tipos de atendimentos, envolvendo animais domésticos e silvestres, de pequeno, médio e grande portes.
“Em 2023, foram realizadas mais de 500 cirurgias em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Diretoria de Bem-Estar animal. Realizamos mais de 1.500 procedimentos, entre atendimentos ambulatoriais, de laboratório e diagnóstico por imagem”, afirma o coordenador do curso de Medicina Veterinária Prof. Dr. João Paulo de Lacerda Roberto.
Veja os tipos de serviços:
– Atendimento Clínico Ambulatorial;
– Cirurgia de cães e gatos;
– Diagnóstico em patologia clínica (exames de sangue);
– Exames parasitológicos de fezes e dermatológicos;
– Diagnóstico por imagem através de ultrassom.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h40 às 12h, das 14h às 18h e das 18h30 às 21h30. As inscrições são realizadas através de link de agendamento no Instagram oficial do curso. São oito vagas diárias para cães e gatos. Nas quartas, quintas e sextas-feiras à tarde, três vagas para atendimento de animais silvestres.
Psicologia
Os serviços realizados na Clínica-Escola de Psicologia do Unipê compreendem diversas áreas e todas as faixas etárias.
“Atendemos individualmente crianças, adolescentes, adultos e idosos. E realizamos atendimento coletivo para grupos específicos, como, dentre outros, grupo de treinamento de pais; grupo Projeto de vida para jovens; grupo para trabalhar ansiedade”, explica a psicóloga e Professora Ma. Sandra Mousinho, coordenadora do curso de Psicologia do Unipê.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, nos turnos da manhã, tarde e noite. Para participar, é preciso se cadastrar no site unipe.edu.br.
Farmácia
O curso de Farmácia promove ações semestrais dentro do calendário acadêmico. Entre elas, atendimentos e rastreios em saúde, com identificação de doenças crônicas, comorbidades e sua relação com a tomada de medicamentos, além de orientações e acompanhamento na tomada de medicamentos.
“Não há inscrição, é livre demanda, que pode ser encaminhada através de nossas clínicas. A divulgação das ações ocorre durante cada semestre”, informa a Professora Dra. Antonilêni Medeiros, coordenadora da graduação.

G1

Justiça reduz penas dos três sócios da Fiji Solutions condenados por fraudes contra o sistema financeiro

Publicado

em

Por

Decisão foi proferida por desembargadores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Bueno Aires José Soares de Souza, sócio da Fiji Solutions
Reprodução/TV Cabo Branco
Os três sócios do “grupo Fiji”, que inclui a empresa Fiji Solutions, tiveram penas reduzidas por decisão de desembargadores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-F), no caso em que são condenados por fraudes contra o sistema financeiro e, segundo a Justiça, terem oferecido contratos de investimentos coletivos sem registro na Comissão de Valores Mobiliários. Sediada em Campina Grande, a empresa era investigada pela Polícia Federal por captar recursos de clientes, prometendo pagamentos expressivos por meio de operações de compra e venda de criptomoedas. A decisão foi emitida nesta quarta-feira (2).
O empresário Buenos Aires de Souza teve a pena diminuída de 25 anos e 2 meses para 10 anos e 1 mês. Já o casal Breno de Vasconcelos Azevedo e Emilene Marília Lima tiveram as punições reduzidas de 14 anos e 8 meses, cada um, para 7 anos e 11 meses cada. Da decisão, cabe recurso.
Para a Rede Paraíba, a defesa dos acusados negou o envolvimento dos condenados com as irregularidades apontadas.
O três sócios foram condenados pelos crimes de operar instituição financeira sem autorização, emissão, oferecimento ou negociação de irregular de títulos ou valores mobiliários e gestão fraudulenta.
A investigação feita contra os sócios considera que as empresas Fiji Holding Participações, Fiji Solutions Participações e Fiji Tech fazem parte do “grupo Fiji”. As empresas movimentaram cerca de R$ 301 milhões. A Justiça também determinou a reposição de R$ 34 milhões, com base no que foi apurado pela Polícia Federal.
Conforme o processo, recursos arrecadados não eram empregados em operações de compra e venda de criptoativos com o intuito de obter lucro como anunciado. O juiz que proferiu a sentença de condenação, em outubro de 2024, afirmou que o montante recebido era utilizado para o pagamento de investidores anteriores.
Após o término da investigação ficou constatado que “não há registro de operações de compra e venda de criptoativos com o intuito de obter lucro (trades) em volume compatível com os valores aportados ou mesmo indícios que tenham sido obtidos resultados sequer próximos aos anunciados publicamente”.
O que é a Fiji Solutions?
Três sócios da Fiji são condenados pela Justiça da Paraíba
A Fiji Solutions é um empresa gestora de contratos de criptomoedas. Ao iniciar sua relação com a empresa, o cliente cede o controle da porcentagem de criptomoeda que adquiriu por meio de uma empresa corretora, a chamada exchange. Segundo o MP, a Fiji parou de cumprir os pagamentos previstos em contrato em fevereiro deste ano.
Em março, o promotor de Justiça e diretor regional do MP-Procon em Campina Grande, Sócrates Agra, recomendou que a empresa Fiji Solutions fizesse os pagamentos atrasados em até 72 horas, mas os prazos não foram cumpridos.
Em depoimento ao MP na época, um dos sócios afirmou que estaria com problemas técnicos para autorizar os repasses. A recomendação exigiu que a empresa ache uma solução junto a exchange Kucoin para pagamento de clientes.
As investigações
Operação contra a Fiji Solutions e a Softbank aconteceu em Campina Grande e em Gurjão, na PB
Divulgação/Polícia Federal
A empresa estava na mira da justiça desde abril de 2023, quando a 2ª Vara Cível de Campina Grande, atendendo a pedido do Ministério Público da Paraíba, bloqueou R$ 399 milhões dos sócios. Em junho do ano passado, a Polícia Federal deflagrou a Operação Ilha da Fantasia e começou a investigar as atividades da empresa.
Bueno Aires foi preso no mesmo mês da operação devido à investigação de crimes relacionados com abuso sexual infantil. Bueno Aires estava preso na Penitenciária Regional Padrão de Campina Grande, o Serrotão, após ser transferido do Rio de Janeiro, onde inicialmente foi preso pela Polícia Civil. Porém, foi solto em agosto de 2023 e cumpre medidas cautelares após ficar em liberdade.
Breno de Vasconcelos Azevedo e Emilene Marília Lima do Nascimento foram presos durante a Operação Ilha da Fantasia, mas, o primeiro teve a prisão preventiva convertida em medida cautelar com o uso de tornozeleira eletrônica. Emilene ficou em prisão domiciliar.
A 4ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande recebeu a denúncia apresentada contra os três sócios da empresa Fiji Solutions. Os três viraram réus por um esquema de fraudes e pirâmide financeira.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

G1

Projeto de faculdade oferece mil vagas em minicursos gratuitos para a área da saúde, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Atividades acontecem entre os dias 17 e 22 de julho e incluem certificado de participação. Incrições devem ser feitas pela Internet. Cursos são voltados a estudantes e profissionais da área da saúde
Banco de imagens / Freepik
Um total de 1.000 vagas gratuitas estão sendo oferecidas em minicursos voltados para a área de saúde em João Pessoa. A iniciativa é de uma faculdade privada e os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Os minicursos oferecidos pelas Faculdades Nova Esperança (Facene/Famene) têm foco 100% prático e abordam conteúdos voltados para quem busca capacitação ou atualização profissional. Os participantes terão acesso aos laboratórios da instituição e receberão certificado de participação.
A ação é direcionada a estudantes e profissionais da área da saúde. De acordo com a organização, os cursos têm como objetivo oferecer experiências práticas relacionadas às exigências do mercado.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

G1

Suspeito de matar colega em restaurante tem prisão mantida após audiência de custódia

Publicado

em

Por

Homem havia se apresentado à polícia nesta quarta-feira (2), cinco dias após o crime cometido dentro da cozinha de um restaurante. Suspeito de matar colega de trabalho em restaurante se entregou à polícia
Reprodução/TV Cabo Branco
Josiel Alexandre da Silva, suspeito de matar um colega de trabalho durante uma briga na cozinha de um restaurante em João Pessoa, teve a prisão mantida após passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (2). Segundo o delegado Douglas Garcia, ele foi encaminhado para a Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o Presídio do Roger, em João Pessoa.
O crime aconteceu na última sexta-feira (27), dentro da cozinha de um restaurante no bairro dos Bancários.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Josiel estava foragido desde o dia do homicídio e se apresentou à Polícia Civil na manhã desta quarta (2). Ao se entregar, foi cumprido um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital.
De acordo com a polícia, Josiel e a vítima, Silvanildo Félix de Araújo, de 30 anos, trabalhavam juntos no estabelecimento. Eles teriam discutido durante o expediente, quando o suspeito desferiu um golpe de faca no pescoço do colega.
Silvanildo foi levado ao Hospital de Trauma pelo gerente do restaurante, mas não resistiu.
Entenda o caso
A discussão entre os dois funcionários aconteceu na manhã de sexta-feira (27), dentro da cozinha do restaurante. A Polícia Militar informou que a vítima foi atingida no pescoço. A morte gerou comoção entre colegas e clientes do estabelecimento.
Em nota publicada nas redes sociais, o restaurante lamentou a morte de Silvanildo. “Sua dedicação, profissionalismo e o bom humor com que sempre encarava os desafios farão imensa falta. Neste momento de dor, estendemos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos e a todos que, assim como nós, tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele”, diz o texto.
Após o crime, Josiel fugiu de moto. A Polícia Militar foi até um endereço informado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), mas ele não foi localizado na ocasião.
Quais as diferenças entre o homicídio culposo e doloso?
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

Trending