G1
Jovem trans é adotada por padrasto no dia em que registrou nome social, em João Pessoa
No Dia da Visibilidade Trans, o g1 conta duas histórias de acolhimento familiar, situações excepcionais no país que tem um dos maiores índices de homicídios de pessoas trans. Hannah Antonella e seus pais
Reprodução/TV Cabo Branco
Uma jovem trans, educadora social, foi adotada pelo próprio padrasto no dia em que registrou em cartório seu nome social. Um estudante, que ao se assumir trans para a família, foi surpreendido pelos pais, que já sabiam de sua identidade de gênero desde os 12 anos. No Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, o g1 conta duas histórias de acolhimento familiar, situações excepcionais no Brasil, um dos países que mais mata pessoas trans no mundo.
Hannah Antonella Jordão tem 25 anos e leva a rotina entre estudos e trabalho, como educadora social. Mas no meio da correria, encontra tempo para a família, lugar onde ela se fortalece para encarar o mundo como uma mulher trans, algo que ela sabia que era desde pequena.
DIA DA VISIBILIDADE TRANS: histórias de pais que acolheram os filhos com amor e respeito
“Minha infância foi bem comum, na época, como menino. Só que, obviamente, eu percebia que não me encaixava no enquadramento que se falava de meninos, de que eu ‘tinha que ser assim, ter formas e jeitos tais’, pelo contrário. O feminino me agradava mais, muito. Em questão de roupas, de brinquedos, de tudo”, relata.
A revelação para a família veio aos 20 anos, quando ela voltou de uma festa e contou para a mãe, que estava em casa.
Hannah Antonella Jordão tem 25 anos e leva a rotina entre estudos e trabalho, como educadora social.
Reprodução/TV Cabo Branco
“Eu tive uma crise de ansiedade gigantesca durante essa festa e fui correndo, literalmente, para casa. Cheguei aqui, ela estava sentada, e eu desabei de chorar. Eu não me preparei para contar, não fiz nenhum texto escrito, nem tinha nada na cabeça preparado. Só cheguei chorando e, com todo o meu coração, contei que não aguentava mais fingir ser uma pessoa que eu não era”, disse.
Jaqueline Jordão, mãe de Hannah, também é educadora. Ela conta que tem orgulho de ser mãe de uma mulher trans, e que a relação entre as duas ficou mais forte.
“Ela me ensinou o que é ser uma pessoa trans, e isso é fundamental, porque eu, enquanto educadora, tenho que estar aberta a aprender com os outros, e principalmente com minha filha. Eu estou pronta para defendê-la a todo momento”, contou.
Mas não foi só uma nova relação com a mãe que Hannah ganhou quando assumiu ser uma mulher trans.
Reprodução/TV Cabo Branco
Ela foi criada e era registrada somente pela mãe, até os 18 anos, quando Jaqueline conheceu John Jordão. Quando Hannah decidiu mudar o nome na certidão de nascimento, John fez questão que ela passasse a ter o sobrenome dele, oficializando assim o papel de pai que ele já assumia no coração.
“Quando Johnny chegou na minha vida, foi algo que trouxe uma luz, que eu sentia falta, algo que eu não presenciei. Ele ter me conhecido antes da transição e ter ficado durante a transição, e estar comigo até hoje, ele não é nem o pai que eu pedi, ele é o pai que eu nem sei se merecia”, relatou Hannah.
Para John, os laços familiares são as coisas mais importantes da vida, algo que precisa ser apreciado por todo mundo. “Todos os dias aprendemos algo. Na nossa própria vida, no cotidiano, estar sempre juntos em todos os momentos, os difíceis, os de lazer, tudo isso é muito importante. Muitas pessoas pensam que não vale a pena, mas vale sim. Estenda a sua mão, estenda o coração, abra a sua mente”, diz.
Em um país onde a transfobia é alta e em que muitos pais e mães expulsam os filhos de casa após, ou durante, a transição, a história de Hannah é um exemplo do amor incondicional da família.
“Se eu sou a mulher forte que sou hoje em dia, se estou viva, trabalhando e conquistando a minha independência, é por causa da minha família. Se não fosse eles, pode ter certeza que não estaria aqui onde estou”, completa.
Dois filhos em uma só pessoa
Ainda em João Pessoa, outra pessoa trans também viveu momentos de alívio ao assumir a transição e encontrar, na família, acolhimento e amor. Pietro Nikolau é estudante e um homem trans. Hoje ele já compreende bem sua transição, mas nem sempre foi assim.
“Na infância eu me percebia diferente. Me foi atribuído o sexo feminino ao nascimento, mas eu nunca me identifiquei com coisas femininas, e eu sempre brincava com os meninos. Na adolescência, veio os hormônios, a puberdade, aquela coisa toda, e o mundo era meio estranho pra mim, porque as pessoas estavam vivendo, e eu sentia que não estava acompanhando o mesmo ritmo. Então veio o crescimento das mamas, a menstruação, e tudo aquilo era estranho para mim”, relata.
Pedro Nikolau ao assumir a transição, encontrou na família, acolhimento e amor
Reprodução/TV Cabo Branco
Enquanto o filho vivia a própria descoberta, o pai dele, o ferroviário Carlos Eduardo, já compreendia a situação, e esperava pacientemente o momento da conversa séria que um dia chegaria.
“A gente percebeu cedo a questão de gênero do Pietro porque, por exemplo, ao entrar em lojas de roupas, ele nunca procurava o lado feminino, sempre o lado masculino. Nas brincadeiras, também, sempre voltadas para o masculino. Aos 18 anos, eu tive uma conversa muito espontânea com ele. Ele mesmo se abriu e fez a revelação. Talvez ele pensou que eu ia ter outra reação, mas a minha reação foi de: eu estava esperando isso há muito tempo. Dentro de casa, ele teria o acolhimento da família, do pai e da mãe dele”, contou Carlos Eduardo.
Carlos Eduardo esperou pacientemente o momento da conversa séria com Pedro Nikolau
Reprodução/TV Cabo Branco
Em 2019, Pietro assumiu sua nova identidade. “Eu digo que este ano foi um marco para mim. A partir de 2019 eu me vi como eu mesmo. Eu entendi quem eu era. E eu me sinto muito privilegiado de ter pais e uma família que me respeitam, acima de tudo. Que entendam as minhas dores, os meus medos”, disse.
Para Carlos, é importante que as famílias conversem com seus filhos e filhas, que fiquem atentos às pessoas que estão criando, para entendê-las e acolhê-las em quaisquer situações.
“A vida é tão dinâmica, ela passa tão rápido que às vezes a gente não percebe a vivência do nosso filho dentro de casa, o que ele precisa, quais suas necessidades. O conselho que eu dou aos pais é que prestem atenção aos seus filhos, tentem absorver as dores deles, entendê-los, para que esse fortalecimento sempre cresça, e que caso haja uma questão de gênero, ou qualquer outra, você possa estar por perto e ajudar da melhor forma possível. Eu sempre falo que tive muita sorte com meu filho. Que tive uma filha até os 18 anos e um filho após os 18. Eu tive dois filhos em um só, então ele é um ser humano maravilhoso”, completou.
Carlos Eduardo e seu filho, Pedro Nikolau
Reprodução/TV Cabo Branco.
Vídeos mais assistidos da Paraíba
Destaque
Bingo de Mulheres: Polícia Civil Investiga
Bingo de Mulheres: Polícia Civil Investiga Denúncia em Lagoa de Dentro
A Polícia Civil da Paraíba iniciou uma investigação minuciosa após a denúncia de um suposto “bingo de mulheres” em um bar na cidade de Lagoa de Dentro. A princípio, a denúncia, feita publicamente pelo padre Adauto Tavares durante uma missa transmitida ao vivo, alega que mulheres eram sorteadas como prêmios no estabelecimento.
Testemunhos e Investigações
Até o momento, a polícia ouviu diversas testemunhas, incluindo o padre Adauto Tavares e um dos proprietários do bar. Conforme o delegado Sylvio Rabelo, responsável pelo caso, informou, o proprietário do bar negou as acusações, alegando que o local apenas recebe mulheres que se envolvem com prostituição.
No entanto, o delegado ressaltou que a investigação continua em andamento e que outras testemunhas serão ouvidas nos próximos dias. “Estamos tomando depoimento dos conselheiros tutelares e de pessoas da cidade. Prosseguiremos com as investigações. De fato, são relatos graves. Nosso objetivo é chegar aos autores”, afirmou Rabelo.
Possíveis Crimes e Envolvimento do Ministério Público
Ocorre que o caso chamou a atenção do Ministério Público da Paraíba, que abriu, também, um procedimento para apurar as denúncias. Em verdade, o delegado Sylvio Rabelo explicou que o caso pode envolver diversos crimes, como:
- Corrupção de menores
- Favorecimento à prostituição
- Aliciamento
- Comércio de seres humanos
“Que violam inclusive os direitos humanos”, acrescentou o delegado, demonstrando a gravidade da situação.
A Polícia Civil e o Ministério Público devem se reunir em breve para discutir o caso e alinhar as investigações.
Medidas Adotadas e Próximos Passos
A princípio, a polícia solicitou a suspensão das atividades relacionadas a jogos de azar e outras supostas ilegalidades no bar. Apesar disso, o estabelecimento continua funcionando para o comércio de bebidas e petiscos.
A saber, a investigação segue em andamento, e a polícia está trabalhando para coletar mais provas e identificar todos os envolvidos.
Destaque
Vila Sítio Revela Programação Explosiva para o São João 2025
Vila Sítio São João: Programação Completa Revelada para o São João 2025 em Campina Grande
Primeiramente, a tão aguardada programação de shows da Vila Sítio para o São João 2025 em Campina Grande foi finalmente divulgada nesta terça-feira (11). De fato, o local, conhecido por sua estrutura que remete às antigas cidades nordestinas, promete agitar o público com grandes nomes da música durante o período junino. Além disso, a Vila Sítio se junta a outros estabelecimentos privados da região, que também celebram o Maior São João do Mundo com diversas atrações.
Estrutura e Atrações da Vila Sítio São João
A princípio, a Vila Sítio São João oferece uma experiência única aos visitantes, com elementos como capela, bodega e arraiás, que recriam o ambiente típico das festas juninas do Nordeste. Ademais, o local conta com um palco principal de grande capacidade, onde ocorrerão os shows mais aguardados. Contudo, outros espaços da vila também receberão apresentações culturais, garantindo diversão para todos os gostos.
Por conseguinte, os shows da Vila Sítio São João acontecerão de 1 de junho a 13 de julho, sempre aos finais de semana. Nesse sentido, o público poderá desfrutar de apresentações de artistas renomados como Elba Ramalho, Flávio José, Geraldo Azevedo, Dorgival Dantas e Solange Almeida.
Em outras palavras, a programação está repleta de grandes nomes do forró e da música nordestina, proporcionando noites inesquecíveis para os amantes do São João.
Programação Detalhada dos Shows
Assim sendo, confira a programação completa dos shows da Vila Sítio São João 2025:
Data | Sábado | Domingo | Terça-feira |
---|---|---|---|
1 de Junho | – | Bonde do Brasil, Encantu’s, Atração surpresa | – |
7 e 8 de Junho | Desejo de Menina, Eliane, Tropykália | Limão com Mel, Cascavel, Kátia Cilene | – |
14 e 15 de Junho | Mara Pavanelly, Vicente Nery, Samya Maia | Flávio José, Lara Amelia, Sirano e Sirino | – |
21 e 22 de Junho | Ton Oliveira, Elba Ramalho, Amazan, Geraldinho Lins | Zé Cantor, Brasas do Forró, Jorge de Altinho, Garotinho | – |
24 de Junho | – | – | Assisão, Nando Cordel, Capilé, Nathan Vinicius |
28 e 29 de Junho | Seu Desejo, Walkiria Santos, Donas da Farra, Placillio | Geraldo Azevedo, Cavalo de Pau, Capim com Mel, Jefferson Arretado | – |
5 e 6 de Julho | Santanna, Mastruz com Leite, Calango Aceso, Os 3 do Nordeste | Dorgival Dantas, Solange Almeida, Waldonys, Fabiano Guimarães | – |
12 e 13 de Julho | Sirano e Sirino, Nonato Neto, Jeito Nordestino, Forró Campina | Taty Girl, Batista Lima, Magníficos, Ranniery Gomes | – |
Em resumo, a Vila Sítio São João se prepara para receber milhares de visitantes durante o São João 2025, com uma programação diversificada e uma estrutura que resgata a tradição das festas juninas.
Localização e Informações Adicionais
Vale ressaltar que a Vila Sítio São João está localizada na Avenida Floriano Peixoto, no bairro Dinamérica, em Campina Grande. Além disso, a organização do evento promete divulgar em breve mais informações sobre ingressos e horários dos shows.
Por fim, a divulgação da programação da Vila Sítio aumenta a expectativa para o São João 2025 em Campina Grande. Com efeito, o público poderá desfrutar de grandes shows e vivenciar a atmosfera única das festas juninas em um espaço que celebra a cultura nordestina. Portanto, prepare-se para dançar muito forró e celebrar o São João em grande estilo na Vila Sítio São João!
Destaque
Correnteza Surpreende Turista em Praia Paraibana
Um Jovem Desaparece Após Correnteza na Praia de Coqueirinho: Buscas Continuam
Um jovem turista de 22 anos, natural de Goiás, encontra-se desaparecido desde a tarde de sábado (8), após ser arrastado por uma corrente de retorno na praia de Coqueirinho, no litoral do município de Conde, Paraíba. O incidente ocorreu enquanto o turista participava de uma excursão vinda de Brasília.
Ainda Sobre o Incidente
Detalhes do Afogamento
- Primeiramente, o jovem e três amigos entraram no mar.
- Em seguida, uma forte correnteza os surpreendeu.
- Consequentemente, duas pessoas conseguiram sair da água por conta própria.
- No entanto, os outros dois necessitaram de resgate.
- Por fim, guarda-vidas resgataram uma das vítimas, mas o jovem desapareceu.
As Buscas
Operação de Resgate:
- Inicialmente, as buscas se estenderam por toda a tarde.
- Além disso, um helicóptero da Segurança Pública do Estado apoiou a operação.
- Ademais, embarcações e 14 militares participaram do resgate.
- Infelizmente, a baixa luminosidade forçou o encerramento das buscas no início da noite.
- Contudo, as operações serão retomadas às 7h deste domingo (9).
Recursos Utilizados nas Buscas:
Recurso | Quantidade |
---|---|
Helicóptero | 1 |
Embarcações | Variadas |
Militares | 14 |
Persistência nas Buscas recentes
- Portanto, as autoridades continuam empenhadas em encontrar o jovem desaparecido.
- Dessa forma, a esperança de um desfecho positivo permanece.
- Assim, a comunidade local e os turistas aguardam ansiosamente por notícias.
- Por fim, a segurança nas praias exige atenção redobrada, especialmente em áreas com correntes de retorno.
-
G11 ano atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G11 ano atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
G11 ano atrás
Casos prováveis de dengue na Paraíba em 2024 são mais que o dobro do mesmo período do ano passado
-
G11 ano atrás
Estudante que tirou nota máxima em Matemática no Enem dá dicas de como estudar: ‘Correção bem feita’
-
G11 ano atrás
Homem é morto após ser esfaqueado por adolescente durante discussão, na PB
-
Esportes1 ano atrás
Qual é o maior campeão paraibano?
-
G11 ano atrás
Cursos de qualificação profissional são ofertados a mulheres em situação de vulnerabilidade social, em João Pessoa
-
G11 ano atrás
Brasileiro relata caos durante onda de violência no Equador: ‘Muitas pessoas correndo, carros descontrolados’