Ibama Combate Tráfico de Animais Silvestres em João Pessoa

Uma ação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na manhã de domingo, 18 de maio, resultou na apreensão de 85 aves silvestres e na prisão de quatro pessoas na Feira de Oitizeiro, em João Pessoa. Assim, a operação, batizada de “Vidas Livres”, visou desarticular um dos principais pontos de comercialização ilegal de animais na Paraíba. Além disso, ela integra uma mobilização nacional para combater o tráfico de fauna silvestre.
Desvendando o Tráfico: Inteligência e Flagrante
De acordo com o superintendente do Ibama na Paraíba, Geandro Guerreiro, a operação foi fruto de um trabalho prévio de inteligência. “Fizemos um levantamento prévio de inteligência, foram identificados quais foram os principais traficantes e com base nisso hoje foi deflagrada a operação, sendo dado o flagrante nos principais traficantes e feita a apreensão dos animais”, explicou ele. Consequentemente, essa preparação foi crucial para o sucesso da ação.
Espécies Resgatadas e Condições de Maus-Tratos
Entre as espécies resgatadas, estavam:
- Azulões
- Papa-capins
- Corda-negras
- Galos-de-campina
- Garibaldis
Infelizmente, as aves estavam acondicionadas em gaiolas pequenas, muitas em condições insalubres, com fezes e sem qualquer cuidado.
As Consequências Legais para os Traficantes
Segundo Geandro Guerreiro, os responsáveis responderão por tráfico de animais silvestres e maus-tratos, crimes que podem resultar em até dois anos de prisão. As multas variam de R$ 1 mil por animal, podendo chegar a R$ 10 mil em casos envolvendo espécies ameaçadas de extinção.
Destino dos Animais Resgatados
“O centro de triagem de animais silvestres recebe os animais resgatados de apreensão e entrega voluntária da população. Lá, nós oferecemos os cuidados necessários para que eles retornem à natureza, para sua vida em liberdade”, afirmou o superintendente. “Nós faremos uma triagem desses animais no centro e, com base nela, reintroduziremos no habitat natural aqueles que estiverem aptos e em condições de saúde ou que passarem por um processo de reabilitação e se recuperarem. Além disso, nós multaremos os responsáveis”, completou.
O Caso dos Guaiamuns: Comércio Ilegal
Durante a mesma operação, a Polícia Militar Ambiental, que dava suporte à ação do Ibama, também encontrou guaiamuns sendo vendidos de forma irregular em diferentes pontos da Feira de Oitizeiro. Infelizmente, apesar de os animais terem sido localizados, os vendedores conseguiram fugir antes da abordagem. “Fizemos uma inspeção na feira e constatamos alguns guaiamuns, porém não foi possível fazer a prisão dos indivíduos que estavam comercializando, eles se evadiram do local. A gente também adentrou na feira, indo até a feira do peixe, e encontrou alguns guaiamuns por lá”, relatou o sargento Lamartine.
A espécie figura na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como vulnerável, e sua pesca está sujeita a uma série de restrições impostas por normas ambientais.
Os guaiamuns apreendidos durante a ação serão devolvidos à natureza, conforme informou o sargento. “A gente vai conduzir os guaiamuns e fazer a soltura deles no habitat natural deles”, disse.



