G1
Secretária de João Pessoa trocou mensagens com chefe de facção criminosa, afirma PF
Janine Lucena é secretária-executiva de Saúde e filha do prefeito Cícero Lucena. Diálogos fazem parte da investigação da Operação Mandare. Defesa da secretária não reconhece as mensagens. Janine Lucena, secretária executiva de Saúde de João Pessoa e filha do prefeito Cícero Lucena
Sérgio Lucena/Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa/Arquivo
A secretária-executiva de saúde de João Pessoa, Janine Lucena, trocou mensagens com um homem considerado chefe de uma facção criminosa que atua na capital. As informações são da Polícia Federal, que aponta um acordo de troca de cargos públicos para facilitar acesso a comunidades comandadas pelo crime organizado.
A TV Cabo Branco teve acesso a uma troca de mensagens atribuídas ao chefe da facção criminosa e secretária-executiva Janine Lucena. O diálogo é investigado na Operação Mandare, desencadeada pela Polícia Federal, em maio deste ano, para apurar possível relação de grupos criminosos e a Prefeitura de João Pessoa.
As conversas entre a secretária-executiva e Jossiênio da Silva, conhecido como Ênio Chinês, apontado pela PF como chefe da facção criminosa Nova Okaida, sugere um acordo de troca de cargos por acesso a comunidades comandadas pelo crime organizado.
Em nota, a defesa de Janine Lucena afirmou que não reconhece as mensagens descritas na investigação, não sabendo as origens das mesma, nem tampouco sua finalidade real (leia a nota completa abaixo). A TV Cabo Branco não conseguiu localizar a defesa de Jossiênio da Silva e sua esposa.
Entenda investigação que apura relação entre grupo criminoso e órgãos públicos
De acordo com a PF, as informações foram retiradas do celular de Ênio e a conversa foi no dia 25 de julho de 2022. Ele foi alvo de prisão na primeira fase da Operação Mandare, no dia 3 de maio deste ano, mas já estava detido em penitenciária de segurança máxima em João Pessoa.
No mesmo dia, a polícia fez busca e apreensão na casa e no gabinete da secretária, que é filha do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Nas mensagens, Ênio reclama do valor dos salários que a esposa e a filha estão recebendo como servidoras da prefeitura e pede uma ajuda de custo. Ele diz ser dono de comunidades em João Pessoa e ameaça barrar a entrada de pessoas nas regiões se não for atendido.
“Eu não vou mais deixar mais ninguém entrar nos meus lugares sem resolver comigo, como vai ser mesmo. Porque esse pessoal aí ganha as coisas em cima de mim no meu lugar, e eu não vou aceitar mais não e eu não ganhei nada. O povo que eu conheço que apoia vocês é beneficiado”, afirmou.
Nas mensagens atribuídas a Janine Lucena, a secretária diz que cumpriu o que foi prometido.
“A gente achava que estava tudo certo com vocês, achava que o pessoal de lá tinha falado com vocês antes”, afirmou.
Ênio insiste e disse que em uma eleição anterior deixou de fechar com outro candidato porque cumpriu a palavra, mas agora quer ganhar mais.
“Seguinte é esse, Janine: nas eleições passadas, eu não ganhei nada. Minha mulher e filha estão ganhando um salário igual a todo mundo e isso não tá certo, não. Coloquei o povo para trabalhar e não ganhei nada com isso, era pra estar ganhando uma ajuda de custo igual a outros meus parceiros aí, tá entendendo? E nessas eleições agora vai ficar do mesmo jeito? não quero, não”, afirmou Ênio.
Ao tentar explicar a situação, Janine, segundo a polícia, afirmou que todo o acordo foi feito com uma mulher chamada Patrícia.
“Eu vou conversar com Patrícia, mas tudo que combinei com ela eu cumpri”, afirmou Janine.
Ênio rebateu. “Mas agora é comigo, não é mais com minha mulher, não. Eu fiquei calado da outra vez, mas agora é dessa maneira”, afirmou. Por fim, a secretária diz que vai tentar resolver. “Quando conversei com a Patrícia, o pedido dela foi para arrumar algo para ela e para a filha, e foi cumprido. Já marquei com patrícia, vou conversar pessoalmente com ela”, afirmou Janine.
Patrícia é a esposa de Ênio que, segundo a Polícia Federal, era auxiliar de sala de aula da prefeitura e recebia pouco mais de 1.600 reais. A filha, Aline da Silva Santos, era funcionária da Emlur e recebia cerca de 2600 reais. Nenhuma está mais nos cargos e as duas também foram alvos da operação, em maio.
O que diz a secretária Janine Lucena?
Em nota, a defesa de Janine Lucena afirmou que não reconhece as mensagens descritas na investigação, não sabendo as origens das mesma, nem tampouco sua finalidade real.
A defesa afirma que a secretária, durante depoimento, foi informada pela Polícia Federal que nenhuma daquelas mensagens foram encontradas no celular dela. Ainda segundo eles, Janine não é investiga, sequer foi indiciada pela polícia, razão pela qual possui as certidões negativas de primeira e segunda instância da Justiça Federal e Justiça Estadual.
A nota afirma que Janine Lucena continua a disposição e na internação de colaborar com os órgãos de investigação, ao tempo em que “continuará a se utilizar do Poder Judiciário, para reparar qualquer injusta agressão ou criação de relação inexiste dela com o tráfico nas comunidades de João Pessoa”.
Interferência da facção em órgãos públicos
De acordo com a Polícia Federal, um integrante da facção criminosa conhecida como ‘Nova Okaida’, que tem posição de liderança na organização, identificado como Jossênio Silva dos Santos, articulou a obtenção de cargos em órgãos públicos em troca de conceder apoio à entrada de agentes municipais em comunidades controladas ou que sofrem influência do crime organizado.
As informações que desdobraram na operação foram conseguidas pela polícia a partir da quebra do sigilo telefônico e telemático do integrante da organização criminosa. O celular do suspeito foi apreendido em uma inspeção de rotina no local em que ele está preso, a Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, conhecido como PB1.
No celular, havia imagens, vídeos, diálogos e áudios que, segundo a PF, indicam a prática de tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Segundo a investigação, o preso responde a vários processos, entre eles o de matar uma mulher que segurava um bebê nos braços, enquanto outras quatro crianças olhavam.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Paraibano aprovado em 1º lugar no ITA liderou equipe campeã da Copa do Mundo de Robótica 2025
Paraibano liderou equipe vencedora de categoria da Olímpiada Mundial de Robótica 2025
Marcello Ryaj/Acervo pessoal
O paraibano Marcello Ryaj de Almeida Santos, de 19 anos, foi o capitão de uma das equipes vencedoras da Copa do Mundo de Robótica 2025, realizada em Salvador (BA). A equipe competiu na categoria tamanho pequeno na liga RoboCup Futebol, que envolve o desenvolvimento de robôs autônomos para partidas de futebol em alta velocidade.
Marcello é natural de João Pessoa e atualmente cursa Engenharia de Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde foi aprovado em primeiro lugar no vestibular de 2023. O vestibular da instituição é considerado um dos mais concorridos de todo o Brasil.
A equipe liderada pelo paraibano enfrentou um time do Canadá, em uma partida cujas regras são bastante semelhantes às do futebol entre humanos. Mesmo desfalcado, sendo apenas quatro robôs em campo contra seis dos canadense, o time brasileiro conseguiu a vitória. Faltando apenas 35 segundos para o fim do jogo, um dos robôs da equipe do ITA chutou a bola e marcou o gol decisivo.
Robôs brancos do ITA venceram a disputa final contra a equipe do Canadá
Reprodução/Fantástico
O estudante explica que a categoria exige técnica, uso de visão computacional, algoritmos avançados de controle e estratégias táticas em tempo real. Os robôs devem ser capazes de se movimentar, se posicionar e interagir entre si de forma totalmente autônoma.
“A preparação começou muitos meses antes da competição e foi bastante intensa. Passamos por reescrita de trechos importantes do código e desenvolvimento de estratégias táticas. Como capitão, meu papel foi coordenar toda a equipe, desde a organização do cronograma até decisões estratégicas. Também busquei garantir que todos estivessem alinhados e motivados ao longo do processo”, contou o paraibano.
Marcello relatou que representar o Brasil dentro do próprio país foi uma grande honra, mas também uma enorme responsabilidade. Ele lembra que, apesar da competição, o clima entre as equipes era colaborativo, e todos buscavam se ajudar. O paraibano também destaca que a experiência o fez enxergar o impacto real que a robótica pode ter no mundo.
“Foi uma explosão de emoções. Depois de tanto trabalho e dedicação, ver nosso projeto reconhecido naquele palco mundial foi surreal. Na hora, vi que as madrugadas viradas, os bugs de última hora, os momentos em que as coisas pareciam não funcionar valeram a pena. Ganhar em Salvador, com a torcida brasileira junto, foi como sentir o país inteiro vibrando com a gente”, afirmou Marcello Ryaj.
Copa do Mundo de robôs movimenta Salvador
Segundo ele, o objetivo do projeto era construir uma base sólida e confiável dentro da categoria, consolidar conhecimento e deixar um legado para as próximas equipes que avançarem a partir do projeto.
Marcello explica que começou a se envolver com robótica ainda no ensino médio, onde surgiu sua paixão por competições técnicas. “Quando entrei no ITA, me juntei à equipe ITAndroids, que foi essencial para o meu crescimento. Lá, aprendi muito sobre programação, eletrônica, trabalho em equipe e liderança. Participar da RoboCup foi o ponto alto dessa trajetória até agora”, explica o paraibano.
“Com certeza a robótica vai continuar fazendo parte do meu futuro. É uma área que junta tudo o que eu gosto: matemática, física, programação e resolução de problemas reais. Mas também tenho interesse em áreas voltadas à educação. Independentemente do caminho exato, a robótica sempre vai ser uma base importante na minha jornada”, afirmou Marcello.
Paraibano passou em 1° lugar no vestibular do ITA, um dos mais concorridos do país.
Arquivo pessoal
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Motociclista morre após ser atingido por caminhão, no Sertão da Paraíba
Homem morre ao bater de frente com caminhão, na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba
Reprodução
Um motociclista morreu ao bater de frente com um caminhão na manhã deste sábado (2), na BR-230, em Patos, no sentido do município de São Mamede, no Sertão da Paraíba.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem que estava na motocicleta, que não teve idade e identidade divulgadas, morreu no local.
Ainda segundo a PRF, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos provocados pelo acidente. O caso vai continuar sendo investigado pela polícia para que as causas da batida sejam comprovadas.
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba
G1
Veja o que pode e não pode levar para o concurso da Secretaria de Cultura da Paraíba
Provas objetivas de concurso do estado acontecem neste domingo (3), na Paraíba
Divulgação
O concurso da Secretaria de Cultura da Paraíba será aplicado no próximo domingo (3). Por isso, o g1 reuniu as principais informações sobre o certame, como horários e o que pode ou não ser levado para os locais de provas.
🚩Confira o cartão de confirmação de inscrição no concurso
Os cartões de confirmação de inscrição, junto com os locais de provas, estão disponíveis para consulta no site da banca organizadora do certame, o Idecan.
Horários das provas
A prova será aplicada no turno da tarde, das 13h às 17h.
O que o candidato deve levar
A primeira recomendação do edital do certame, é que os candidatos cheguem aos locais de provas com antecedência de 60 minutos.
É necessário levar:
Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente;
Cartão de Confirmação de Inscrição;
Documento de identidade original com foto.
O que o candidato não pode fazer ou levar
Durante as provas, os candidatos não podem usar livro, anotação, impressos, calculadora, relógios, celular, notebook, receptor, gravador e protetores auriculares. Também não são permitidas canetas de materiais não transparentes, lapiseiras e borrachas.
Os inscritos receberão um saco plástico para guardar objetos proibidos. O recipiente só poderá ser aberto fora dos locais de prova.
Vagas abertas
Ao todo, são 33 vagas para cargos de nível superior. Os salários chegam a R$ 4.100. Veja a lista de cargos com oportunidades abertas:
Analista em Gestão Cultural
Analista em Gestão Cultural – Teatro
Analista em Gestão Cultural – Dança
Analista em Gestão Cultural – Circo
Analista em Gestão Cultural – Artes Visuais
Analista em Gestão Cultural – Audiovisual
Analista em Gestão Cultural – Música
Analista em Gestão Cultural – Literatura
Analista em Gestão Cultural – Produtor Cultural
Antropólogo
Arqueólogo
Museólogo
Paleontólogo
Restaurador
Arquivista
Analista Bibliotecário
Historiador
Concurso Secretaria de Cultura da Paraíba
Vagas: 33
Nível: superior
Salários: R$ 4.100
Inscrições: encerradas
Data das provas objetivas: 3 de agosto
Edital do concurso da Secretaria de Cultura da Paraíba
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
-
G12 anos atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G12 anos atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
G11 ano atrás
Casos prováveis de dengue na Paraíba em 2024 são mais que o dobro do mesmo período do ano passado
-
Esportes1 ano atrás
Qual é o maior campeão paraibano?
-
G12 anos atrás
Cursos de qualificação profissional são ofertados a mulheres em situação de vulnerabilidade social, em João Pessoa
-
Politica1 ano atrás
Datas de Votação: Eleições Paraíba 2024 – Saiba Aqui
-
Politica1 ano atrás
Guia Completo: Eleições Municipais na Paraíba 2024
-
G12 anos atrás
Homem é morto após ser esfaqueado por adolescente durante discussão, na PB