G1
Engenheira eletricista da PB ganha prêmio internacional por comprometimento, inovação e liderança na área
Entidade científica, composta por mais de 13 mil membros em todo o mundo, diz que carreira de Nayara reflete seu comprometimento com a inovação e liderança em eletrônica de potência.
Engenheira de Campina Grande vence prêmio internacional
A engenheira paraibana, natural de Campina Grande, Nayara Freitas foi a única pessoa no mundo este ano vencedora do Prêmio Jovem Profissional de Serviço Excepcional 2024, concedido pela Sociedade Eletrônica de Potência (IEEE PELS – Power Electronics Society). A premiação é concedida àqueles que se graduaram nos últimos 15 anos e que contribuíram para promover a potência de eletrônica pelo mundo.
Nayara é responsável pela fundação do capítulo estudantil da PELS na UFPB em 2017 quando, como primeira presidente, organizou atividades para promover colaboração, networking e troca de informações técnicas entre profissionais da área. “Esse capítulo continua ativo e tem sido uma plataforma importante para promover a eletrônica de potência”, diz.
Nayara Freitas é doutora, mestre e bacharel em Engenharia Elétrica pela UFCG.
Reprodução/TV Cabo Branco
“Com a demanda global por energia em constante crescimento, os engenheiros eletricistas são necessários nos projetos de implementação da infraestrutura de geração, transmissão e distruibuição, com foco em maiores eficiências e na integração de fontes renováveis, como solar e eólica, no fornecimento de energia global”, explica Nayara.
De acordo com a entidade científica, composta por mais de 13 mil membros em todo o mundo e com sede em Nova Jersey, nos Estados Unidos, a carreira de Nayara reflete seu comprometimento com a inovação e liderança em eletrônica de potência.
“As contribuições de Nayara para o PELS inspiraram e nutriram futuros líderes em eletrônica de potência”
Segundo ela, devido ao seu engajamento, ela assumiu dois cargos de liberança na PELS a nível mundial: como representante estudantil entre 2018 e 2020; e presidente do comitê de estudantes e jovens profissionais entre 2022 e 2023.
Durante a pandemia, em 2021, ela ainda liderou uma feira de empregos virtuais, proporcionando oportunidades valiosas para estudantes e jovens profissionais. “Em 2023, transformamos esse simpósito em um evento presencial na China, expandindo nosso impacto globalmente”, relembra. O simpósio ocorreu em Xangai com quase 400 participantes de mais de 10 países.
“Foi emocionante ver um simpósio que começou online se tornar um evento presencial com participação de tantas pessoas e empresas”, diz. A expectativa é de que o simpósito aconteça no Brasil em 2024.
Nayara liderou feira de empregos virtual em 2021, que foi transformado em evento presencial na China em 2023 com mais de 400 participantes.
Arquivo pessoal
Segundo a engenheira, atualmente sua carreira é focada em tecnologias para HVDC (High Voltage Direct Current ou Corrente Contínua em Alta Tensão, em português), que são sistemas que permitem uma transmissão mais eficiente de grandes quantidades de energia por distâncias muito longas, com perdas reduzidas em comparação com o sistema tradicional de corrente alternada (CA).
“Isto é particularmente importante para projetos de interconexão de redes elétricas entre países e continentes, onde a eficiência na transmissão é fundamental”, explica Nayara. “Meu trabalho visa aprimorar a eficiência e confiabilidade das tecnologias HVDC, contribuindo para um sistema elétrico global mais resiliente, sustentável e capaz de atender às crescentes demandas de energia”, complementa.
Para ela, ser reconhecida pelo prêmio é uma motivação ao saber que seu esforço e dedicação foram reconhecidos em escala internacional. “Quero seguir inovando e liderando, colaborando com colegas ao redor do mundo para promover ainda mais o avanço da nossa área”, comenta.
Hoje doutora, mestre e bacharel em Engenharia Elétrica pela UFCG, Nayara Freitas atua como engenheira de Desenvolvimento na Siemens Energy, em Erlangen, Alemanha. Ela foi fundadora e presidente do capítulo estudantil IEEE PELS/IAS UFCG entre janeiro de 2017 e março de 2018 e presidente de Associação Estudantil (Student Membership Chair) da PELS entre setembro de 2018 e outubro de 2020.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Bombeiros voltam a suspender buscas por médico que desapareceu após cair em rio na praia do Jacaré, na PB
Suspensão se deve à falta de visibilidade no local. Buscas serão retomadas neste sábado (3). Médico e esposa são do Maranhão e se envolveram em acidente durante passeio de lancha. Região onde médico se afogou, na praia do Jacaré, na PB, não é indicada para o banho, diz Bombeiros
Reprodução/TV Cabo Branco
O Corpo de Bombeiros suspendeu temporariamente as buscas pelo médico Samuel Almeida Costa, que desapareceu após cair no Rio Paraíba, na área da praia do Jacaré, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. O acidente aconteceu no fim da tarde da quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. Além do médico de 42 anos, do Maranhão, a esposa dele, uma mulher de 39 anos, ficou ferida ao tentar salvá-lo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas pelo desaparecido começaram desde o fim da tarde da quinta (1º), mas foram temporariamente paralisadas por volta das 20h em virtude das condições de iluminação no local. O trabalho foi retomado às 5h da manhã desta sexta-feira (2) e suspenso, novamente, no início da noite, por falta de visibilidade. O terceiro dia de buscas deve iniciar na manhã do sábado (3).
De acordo com informações do major Francélio, do Corpo de Bombeiros, a área onde o médico caiu é uma região de grande movimentação de embarcações. Além disso, tem grande profundidade e uma correnteza que pode ser perigosa, devido ao encontro do rio com o mar.
O Corpo de Bombeiros também informou que um planejamento foi montado de forma conjunta, com equipes de salvamento de Cabedelo e de João Pessoa. As equipes contam com quatro embarcações, duas motos aquáticas, dois botes de salvamento e apoio aéreo.
As buscas foram expandidas para outras áreas devido às condições de maré do local onde o homem se afogou. A região é próxima ao encontro do rio com o mar, o que pode dificultar a localização da vítima.
A esposa do homem que está desaparecido sofreu fraturas e lacerações nas pernas ao tentar salvá-lo, e foi socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo o último boletim médico divulgado pela unidade, a mulher tem quadro de saúde considerado estável.
Homem desaparece no mar da praia do Jacaré, na PB, e esposa fica ferida ao tentar salvá-lo
Deyse Ponciano/TV Cabo Branco
Entenda o caso
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, que foi acionado logo após o afogamento, o homem estava em uma lancha privada quando caiu na água sem proteção e começou a se afogar. A esposa, para tentar salvá-lo, também entrou no mar, mas foi atingida pela hélice da embarcação.
O casal estava acompanhado de outras duas pessoas. O grupo estava na lancha, na praia do Jacaré, para ver o pôr do sol. A embarcação estava a cerca de 400 metros da área de observação para pedestres.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Homem morre após desabamento de muro durante obra, em Campina Grande
Antônio Carlos Silva Araújo, de 61 anos, realizava corte no muro quando a estrutura desabou. Perícia aponta que a vítima não usava EPIs. Homem morre após desabamento de muro durante obra, em Campina Grande
Geraldo Jerônimo/TV Paraíba
Um homem, identificado como Antônio Carlos Silva Araújo, de 61 anos, morreu após ser atingido por um desabamento de um muro em um depósito no final da tarde desta sexta-feira (2), localizado na Avenida Brasília, no bairro do Catolé, em Campina Grande.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima e outro trabalhador realizavam o corte da estrutura quando parte do muro desabou, atingindo a vítima.
Outros trabalhadores tentaram retirar os escombros, mas Antônio Carlos não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e, apesar das tentativas de ressuscitação, a vítima não sobreviveu.
A perícia criminal informou à TV Paraíba que a vítima não usava Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A Polícia Civil investiga as causas do desabamento.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Trio rouba carro, policial militar de folga reage e impede fuga de criminosos em Campina Grande; VÍDEO
Três suspeitos roubaram um carro no bairro Centenário. Policial de folga presenciou o crime, reagiu e impediu a fuga dos criminosos ao atingir o pneu do veículo. Policial à paisana impede assalto em Campina
Um policial militar à paisana impediu a fuga de três criminosos que haviam acabado de roubar um carro no bairro Centenário, em Campina Grande, na manhã dessa quinta-feira (1º). A ação durou cerca de 10 segundos e imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que os assaltantes entram no veículo e são surpreendidos pelo policial. Veja a ação no vídeo acima.
Segundo informações da Polícia Militar, o policial estava de folga quando presenciou os três suspeitos rendendo os ocupantes de um carro de passeio e assumindo o controle do veículo.
Ele observou que pelo menos dois deles estavam armados e decidiu enfrentar os criminosos. Ao se aproximar do veículo que estava em movimento indo em direção ao policial, gritou pedindo que os assaltantes parassem o carro e se rendessem.
Trio rouba carro, policial de folga reage e impede fuga de criminosos em Campina Grande
Reprodução/TV Paraíba
A Polícia Militar afirmou que foi nesse momento que os criminosos começaram a atirar contra o agente, que não foi atingido. O policial revidou e disparou contra o veículo, atingindo um dos pneus.
Ainda assim, os suspeitos conseguiram fugir, mas apenas por cerca de 600 metros. O carro foi abandonado no bairro Pedregal, depois que o pneu estourou. Viaturas da Polícia Militar foram acionadas e localizaram o veículo em um dos becos do bairro.
Durante as buscas, os policiais também apreenderam um revólver com munições, que teria sido usado pelos assaltantes. Ninguém foi preso até o momento, mas as diligências continuam para localizar os suspeitos.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
-
G11 ano atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G11 ano atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
G11 ano atrás
Casos prováveis de dengue na Paraíba em 2024 são mais que o dobro do mesmo período do ano passado
-
Esportes1 ano atrás
Qual é o maior campeão paraibano?
-
G11 ano atrás
Estudante que tirou nota máxima em Matemática no Enem dá dicas de como estudar: ‘Correção bem feita’
-
G11 ano atrás
Cursos de qualificação profissional são ofertados a mulheres em situação de vulnerabilidade social, em João Pessoa
-
G11 ano atrás
Homem é morto após ser esfaqueado por adolescente durante discussão, na PB
-
G11 ano atrás
Brasileiro relata caos durante onda de violência no Equador: ‘Muitas pessoas correndo, carros descontrolados’