G1

Paraíba tem a 5ª maior proporção do país de mulheres entre 15 e 24 anos que não estudam

Indicador, que também contempla mulheres na mesma faixa etária que não trabalham, pode ter influência de outros aspectos. Paraíba tem a 5ª maior proporção de mulheres entre 15 e 24 anos que não estudam no Brasil
Reprodução/EPTV
A Paraíba ocupa a 5ª posição na lista de estados do Brasil com a maior proporção de mulheres que não estudam ou não trabalham, que é de 30,9%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e foram levantados no ano de 2022.
A taxa está 10 pontos percentuais acima do que a de homens na mesma idade, que estão na mesma situação, e formam 21,7%.
Já o percentual que faz a média estadual entre homens e mulheres, com idades de 15 a 24 anos, que não estão na escola ou no mercado de trabalho é de 26,3%, menor do que a que corresponde ao sexo feminino.
Com esse resultado, a Paraíba é o 3º estado no Nordeste com a maior proporção de mulheres que não estudam. O percentual, levando em consideração o grupo feminino na região, é de 29,6%.
Já em todo o país, 23% das mulheres entre 15 e 24 anos estudam ou trabalham, enquanto 14,6% dos homens estão na mesma situação. A taxa geral é de 18,7%.
Esses números podem ter influência direta de outros indicadores. Ainda na Paraíba, as mulheres, a partir dos 14 anos, dedicam aproximadamente 24 horas semanais para o cuidado com pessoas ou atividades domésticas.
Já o tempo destinado pelos homens para as mesmas ações cai pela metade, sendo de cerca de 12 horas por semana.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo