G1
Hospitais de Trauma da PB registram mais de 10 mil atendimentos por acidentes de moto em 2024
Apenas em João Pessoa, o Hospital de Emergência e Trauma atende, em média, 25 vítimas de acidentes de moto por dia. Em Campina Grande, os atendimentos já se aproximam de 5 mil casos. Adolescente sofre acidente de moto ao bater em carro na principal avenida de João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco
Os Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande registraram mais de 10 mil atendimentos relacionados a acidentes de moto em 2024. De acordo com dados da unidade hospitalar da capital, são atendidos, em média, 25 pacientes por dia vítimas desse tipo de acidente. Em Campina Grande, os atendimentos realizados até agosto deste ano já correspondem a 61% do total registrado em 2023.
De acordo com o Hospital de Trauma de João Pessoa, foram realizados 5.303 atendimentos de janeiro a julho de 2024. O número supera os atendimentos realizados no mesmo período do ano passado, quando foram registradas 4.925 vítimas de acidentes relacionados com moto. Ao total, foram 8.740 atendimentos em 2023.
Nesta terça-feira (20), mais um acidente foi registrado envolvendo um adolescente de 17 anos que bateu a moto na traseira de um carro na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. O jovem segue em estado grave na unidade hospitar.
Hospital de Trauma de João Pessoa
Reprodução/Secom
Em Campina Grande, o hospital registrou 2.618 atendimentos de acidentes que ocorreram dentro do município. Outros 2.344 atendimentos foram de acidentes registrados em cidades próximas. Até o momento, foram registrados 4.962 atendimentos ao total. Os dados foram coletados de janeiro até 19 de agosto deste ano.
Em relação aos dados do ano passado, o Hospital de Trauma de Campina Grande registrou 4.142 atendimentos de acidentes que ocorreram dentro do município e 3.894 de acidentes registrados em cidades vizinhas, no período de janeiro até dezembro de 2023. Ao total, foram 8.036 acidentes relacionados com o veículo.
Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande
João da Paz/Ascom Trauma de Campina Grande
Números preocupam os gestores dos hospitais
Em João Pessoa, o diretor do Hospital de Emergência e Trauma, Laécio Bragante, avalia que em 2024 os acidentes de moto aumentaram consideravelmente se comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo ele, as vítimas costumam ser pessoas do sexo masculino, entre 19 e 39 anos, que utilizam a motocicleta como ferramenta de trabalho.
“Costumamos dizer que alguns segundos de descuido causam uma vida inteira de sofrimento. Temos casos de jovens que eram os provedores da sua família, e ficaram dependentes dela. Tem várias situações que a esposa deixou de trabalhar para cuidar do filho e ficaram sem renda”, afirmou.
O diretor destacou que o Hospital de Trauma de João Pessoa está preparado para atender os acidentados, mas é sempre importante realizar uma prevenção aos acidentes.
Números de acidentes de moto em João Pessoa e Campina Grande preocupam autoridades
Já o diretor do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Sebastião Viana, explicou que a maioria dos pacientes atendidos na unidade são vítimas de acidente de moto, e costumam chegar através do Samu ou transporte particular. Segundo o gestor, os acidentes têm ficado cada vez mais graves.
“O que a gente tem visto bastante é que esses traumas tem ficado cada vez mais intensos, traumas mais graves, chegando ao hospital não só acidentados de Campina Grande, mas também de cidades circunvizinhas”, afirmou Sebastião Viana.
O diretor afirma que é necessário tomar cuidados, porque grande parte dos acidentes com o veículo podem ser evitados.
“A gente precisa ter bastante cuidado no trânsito, porque uma vez que existe um descuido, resvala aqui no Hospital de Trauma, e acaba acumulando as enfermarias com acidentados”, afirmou Sebastião Viana.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Homem é preso suspeito de ameaçar e agredir mulher com quem tinha um relacionamento, em João Pessoa
Suspeito foi levado para a Delegacia de Atendimento à Mulher nesta terça-feira (2)
Polícia Civil/Divulgação
Um homem de 39 anos foi preso em flagrante suspeito de ameaçar e cometer violência doméstica contra a mulher com quem mantinha um relacionamento, nesta terça-feira (2), em João Pessoa. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito e a vítima estavam juntos há sete anos.
Segundo a Polícia Civil, a vítima foi até a Delegacia da Mulher para denunciar as agressões que sofria do homem. Em depoimento, ela contou que o suspeito era ciumento e tinha um comportamento violento, e que ela tinha fugido escondida da residência onde eles viviam após ter sido agredida por ele.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Durante o registro da ocorrência, o suspeito foi procurar pela vítima no local de trabalho dela, quando foi preso pela Polícia Civil e foi encaminhado para um exame de corpo de delito no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) e, em seguida, conduzido à carceragem da Cidade da Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça.
Violência contra mulher: como pedir ajuda
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba
G1
Rede de supemercados oferece mais de 60 vagas de emprego na Paraíba
Rede atacadista oferece mais de 60 vagas de emprego na Paraíba
Taiguara Rangel/G1
Mais de 60 vagas de emprego estão disponíveis na Paraíba para atuar em uma rede de supermercados em diferentes áreas. As oportunidades são para as cidades de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande. Todas as posições também são abertas a pessoas com deficiência.
Clique aqui para realizar sua inscrição
As principais vagas disponíveis no Assaí Atacadista são para os cargos de Operador(a) de loja e Operador(a) de caixa. Os interessados devem se inscrever diretamente nas vagas disponíveis da região, através do site oficial.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Para se cadastrar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo, CPF, telefone atualizado e um endereço de e-mail válido. O processo seletivo será realizado em etapas presenciais e online.
A empresa informa que oferece remuneração e pacote de benefícios compatíveis com o mercado, além de um plano de carreira estruturado. Segundo a companhia, há investimento constante na capacitação e desenvolvimento profissional dos colaboradores em todo o país.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Meia tonelada de maconha é apreendida e duas pessoas são presas em João Pessoa
Meia tonelada de maconha para o tráfico é apreendida pela polícia em João Pessoa e duas pessoas são presas
Flávio Fernandes/TV Cabo Branco
Cerca de meia tonelada de maconha foi apreendida em uma casa no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e duas pessoas foram presas, nesta terça-feira (2), de acordo com a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Todo o material apreendido e também os dois presos foram levados para a Central de Polícia, em João Pessoa.
Ainda não há maiores informações sobre como aconteceu a prisão dos dois suspeitos.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
-
G12 anos atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G12 anos atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
Esportes2 anos atrás
Qual é o maior campeão paraibano?
-
G12 anos atrás
Casos prováveis de dengue na Paraíba em 2024 são mais que o dobro do mesmo período do ano passado
-
G12 anos atrás
Cursos de qualificação profissional são ofertados a mulheres em situação de vulnerabilidade social, em João Pessoa
-
Politica2 anos atrás
Datas de Votação: Eleições Paraíba 2024 – Saiba Aqui
-
Politica2 anos atrás
Guia Completo: Eleições Municipais na Paraíba 2024
-
G12 anos atrás
Homem é morto após ser esfaqueado por adolescente durante discussão, na PB