G1
Governo da Paraíba abre 400 vagas em cursos superiores de tecnologia com bolsas de R$ 1 mil
Oportunidades são para quem foi aluno de escolas da rede estadual de ensino. Ciência de dados
Divulgação
O governo da Paraíba abriu 400 vagas para os cursos tecnólogos de ciência de dados e análise de desenvolvimento de sistemas, por meio do projeto “Limite do Visível”, em João Pessoa. As oportunidades são para estudantes que foram alunos de escolas da rede estadual de ensino.
Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Cada estudante receberá uma bolsa de incentivo no valor mensal de R$ 1 mil pelo período de dois anos, que corresponde à duração total do curso.
Confira o edital
Formulário de inscrição
Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio entre 2019 e 2023 e não pode possuir qualquer tipo de vínculo empregatício.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, por meio de um formulário eletrônico, em https://sigfapesq.ledes.net/.
Para ajudar no processo de inscrição dos estudantes, uma equipe técnica especializada ficará disponível na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no polo de João Pessoa.
O projeto “Limite do Visível” é realizado pelo Governo da Paraíba, UEPB e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). O objetivo da iniciativa é fomentar a formação superior em áreas prioritárias para o desenvolvimento do estado, com foco no desenvolvimento tecnológico e na inovação.
O início das aulas está programado para o dia 29 de julho, em conformidade com o calendário acadêmico da UEPB.
Detalhes sobre as vagas
Das 400 vagas oferecidas, 160 são para a entrada para o curso de análise e desenvolvimento de sistemas e 240 vagas para o curso de ciências de dados.
Os candidatos têm a flexibilidade de selecionar os cursos baseando-se nos critérios a seguir:
Opção única
Escolher somente um curso, de acordo com a preferência pessoal, sem a obrigação de indicar uma segunda opção.
Dupla opção
Optar por até dois cursos, especificando claramente a preferência como primeira e segunda opções, criando uma ordem de prioridade entre eles.
Saiba mais sobre os cursos
O curso de análise e desenvolvimento de sistemas gradua profissionais que projetam, implementam e coordenam infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo a necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no mercado e na sociedade.
Já o curso de ciências de dados forma profissionais para atuar na área de ciência de dados, atendendo demandas por mão de obra qualificada, do setor de tecnologia da informação nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios com potencial inovador.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Homem é preso suspeito de ameaçar e agredir mulher com quem tinha um relacionamento, em João Pessoa
Suspeito foi levado para a Delegacia de Atendimento à Mulher nesta terça-feira (2)
Polícia Civil/Divulgação
Um homem de 39 anos foi preso em flagrante suspeito de ameaçar e cometer violência doméstica contra a mulher com quem mantinha um relacionamento, nesta terça-feira (2), em João Pessoa. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito e a vítima estavam juntos há sete anos.
Segundo a Polícia Civil, a vítima foi até a Delegacia da Mulher para denunciar as agressões que sofria do homem. Em depoimento, ela contou que o suspeito era ciumento e tinha um comportamento violento, e que ela tinha fugido escondida da residência onde eles viviam após ter sido agredida por ele.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Durante o registro da ocorrência, o suspeito foi procurar pela vítima no local de trabalho dela, quando foi preso pela Polícia Civil e foi encaminhado para um exame de corpo de delito no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) e, em seguida, conduzido à carceragem da Cidade da Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça.
Violência contra mulher: como pedir ajuda
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba
G1
Rede de supemercados oferece mais de 60 vagas de emprego na Paraíba
Rede atacadista oferece mais de 60 vagas de emprego na Paraíba
Taiguara Rangel/G1
Mais de 60 vagas de emprego estão disponíveis na Paraíba para atuar em uma rede de supermercados em diferentes áreas. As oportunidades são para as cidades de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande. Todas as posições também são abertas a pessoas com deficiência.
Clique aqui para realizar sua inscrição
As principais vagas disponíveis no Assaí Atacadista são para os cargos de Operador(a) de loja e Operador(a) de caixa. Os interessados devem se inscrever diretamente nas vagas disponíveis da região, através do site oficial.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Para se cadastrar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo, CPF, telefone atualizado e um endereço de e-mail válido. O processo seletivo será realizado em etapas presenciais e online.
A empresa informa que oferece remuneração e pacote de benefícios compatíveis com o mercado, além de um plano de carreira estruturado. Segundo a companhia, há investimento constante na capacitação e desenvolvimento profissional dos colaboradores em todo o país.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Meia tonelada de maconha é apreendida e duas pessoas são presas em João Pessoa
Meia tonelada de maconha para o tráfico é apreendida pela polícia em João Pessoa e duas pessoas são presas
Flávio Fernandes/TV Cabo Branco
Cerca de meia tonelada de maconha foi apreendida em uma casa no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e duas pessoas foram presas, nesta terça-feira (2), de acordo com a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Todo o material apreendido e também os dois presos foram levados para a Central de Polícia, em João Pessoa.
Ainda não há maiores informações sobre como aconteceu a prisão dos dois suspeitos.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
-
G12 anos atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G12 anos atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
Esportes2 anos atrás
Qual é o maior campeão paraibano?
-
G12 anos atrás
Casos prováveis de dengue na Paraíba em 2024 são mais que o dobro do mesmo período do ano passado
-
G12 anos atrás
Cursos de qualificação profissional são ofertados a mulheres em situação de vulnerabilidade social, em João Pessoa
-
Politica2 anos atrás
Datas de Votação: Eleições Paraíba 2024 – Saiba Aqui
-
Politica2 anos atrás
Guia Completo: Eleições Municipais na Paraíba 2024
-
G12 anos atrás
Homem é morto após ser esfaqueado por adolescente durante discussão, na PB