Connect with us

G1

Mônica Sousa fala sobre importância de empoderar meninas: ‘se a gente cultivar, elas vão se sentir capazes’

Publicado

em

Filha de Maurício de Sousa que inspirou a “Turma da Mônica”, Mônica Sousa participa do Imagineland 2024 neste domingo (28). Mônica Sousa em entrevista coletiva no Imagineland 2024
Grace Vasconcelos/g1
Mônica Sousa, diretora executiva da Maurício de Sousa Produções e inspiração para personagem Mônica, da Turma da Mônica, está no Imagineland 2024, evento de cultura pop que acontece em João Pessoa. Em entrevista coletiva, a empresária falou sobre a importância do empoderamento feminino para meninas, e pontuou iniciativas que buscam promover a temática entre os leitores de quadrinhos.
LEIA TAMBÉM:
Vincent Martella e Mike Estime, de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, curtem balada em João Pessoa
Mônica relatou admirar a personalidade das personagens da Turma da Mônica, criadas por seu pai, Maurício de Sousa. Segundo ela, “todas são super felizes com elas mesmas”, e possuem a confiança necessária para inspirar meninas de todo o Brasil a ser e fazer o que quiserem.
“Eu acho que o que mais admiro no meu pai, quando ele criou as meninas, não só a Mônica, é que de alguma maneira elas são super felizes com elas mesmas. E eu acho que é disso que as meninas precisam. A Mônica pode falar o que for dela, qualquer coisa, ela se acha o máximo. Eu acho que isso é legal, e se a gente puder passar um pouco desse olhar para as meninas, para que elas se sintam legais, capazes de fazer qualquer coisa, já é meio caminho andado para o objetivo que a gente tem, de mostrar para as meninas que elas podem ser e fazer o que quiserem”, defendeu Mônica.
Veja fotos do terceiro dia de evento
Para buscar dar força ao debate sobre o empoderamento feminino entre crianças, o projeto “As Donas da Rua” foi criado e é mantido pela Maurício de Sousa Produções. Segundo Mônica, a iniciativa defende que as meninas sejam suas próprias heroínas, apresentando a elas diversas formas de se empoderar.
“Hoje com o projeto Donas da Rua a gente pensa no que fazemos para melhorar a autoestima das meninas, porque se a gente cultivar, isso elas vão se sentir capazes (…) Eu uso meu exemplo. Eu queria ser comissária de bordo no avião, mas se eu tivesse visto uma pilota, eu ia querer ser uma pilota. Então o projeto é isso: mostrar mulheres que estão exercendo qualquer profissão para essas meninas mais novas”, relatou.
No projeto, ainda de acordo com Mônica, as meninas conhecem mulheres que conquistaram avanços nas mais diversas áreas, como na literatura e nos esportes. Casa uma delas consegue apresentar uma nova perspectiva profissional para as crianças que têm contato com a iniciativa.
“A gente coloca as mulheres que fizeram nossa história desde lá de atrás. Escritoras, esportistas (…) Se puder mostrar para as meninas todas essas mulheres , vai ser uma honra”, disse.
Sobre ser uma inspiração para uma personagem tão presente no imaginário infantil brasileiro, a Mônica, a empresária disse se sentir honrada.
“A Mônica é uma menina que já nasceu empoderada, de uma história com o Cebolinha e ela mostrou que já estava pronta. Naquela época, quando nasceu, ela se parecia mais comigo (…) Ter uma personagem que foi inspirada e tão forte como a Mônica para mim é uma honra, e eu me sinto honrada de ser a filha que inspirou a personagem”, finalizou.
Entrevista coletiva com Mônica Sousa no Imagineland 2024
Grace Vasconcelos/g1
Além das sessões de fotos, painel e entrevista coletiva, Mônica Sousa recebeu, no Imagineland 2024, o Título de Cidadão Paraibano, destinado ao pai dela, Maurício de Sousa. A homenagem foi prestada a ela pelo governador da Paraíba, João Azevêdo. Em 2023, Maurício de Sousa conheceu familiares paraibanos durante o evento.
Mônica Sousa recebe título de cidadão paraibano representando seu pai, Maurício de Sousa, no Imagineland 2024
Grace Vasconcelos/g1
Imagineland 2024
O Imagineland 2024 começa nesta sexta-feira (26) e o dia será marcado pela pré-estreia do filme “Harold e o Lápis Mágico” (Sony), de Carlos Saldanha, que estaria no evento mas cancelou a participação. Também são destaques os painéis com Vincent Martella (Todo Mundo Odeia o Chris), Michael Cudlitz (The Walking Dead/Superman & Lois) e Wendel Bezerra (dublador do Goku e Bob Esponja).
A edição 2024 de um dos maiores eventos de cultura pop do Nordeste, o Imagineland, acontecerá no Centro de Convenções da capital paraibana, João Pessoa. A programação conta com shows, painéis, filmes e campeonatos.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

G1

Boate é interditada por falta de licença ambiental nos Bancários, em João Pessoa

Publicado

em

Além da interdição do estabelecimento, moradores da região reclamavam de barulhos e insegurança. Casa de shows é interditada por falta de licença ambiental nos Bancários, em João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco
Uma boate foi interditada pela Prefeitura de João Pessoa nesta quarta-feira (20) por não apresentar a licença ambiental para funcionar, requisito necessário para esse tipo de estabelecimento.
A boate fica localizada na Rua Walfredo Macedo Brandão, principal do bairro dos Bancários. Recentemente, moradores da região reclamaram sobre a violência na área, que teve, além de barulhos, tiros foram registrados próximos ao local.
No mesmo dia em que os tiros foram registrados na região, na última segunda-feira (18), Amanda dos Santos Barbosa, de 24 anos, estava na casa de shows e, após sair do local, morreu depois de perder o equilíbrio e cair do carro em que estava ao lado de outras amigas. Ela chegou a ser socorrida e levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas morreu na unidade hospitalar.
A administração da casa boate Casarão Sul foi procurada pela produção da TV Cabo Branco, mas um posicionamento do estabelecimento não foi divulgado até a última atualização desta notícia.
Prefeitura de João Pessoa interdita boate nos Bancários
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

G1

Polícia encontra em Monteiro carro usado na fuga por suspeito de feminicídio em João Pessoa

Publicado

em

Suspeito teria fugido para Monteiro, no Cariri, e a polícia conseguiu localizar o veículo utilizado na fuga. Ele ainda está foragido por matar mulher em João Pessoa, na terça (19). Carro utilizado na fuga por suspeito de matar mulher em Gramame, em João Pessoa, foi encontrado em Monteiro
Divulgação/Polícia Civil
O carro utilizado na fuga do suspeito de matar a facadas uma mulher identificada como Hailie Vitória Barbosa da Silva, de 20 anos, foi encontrado nesta quarta-feira (20) na zona rural de Monteiro, no Cariri da Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, o veículo foi encontrado numa residência, na região do sítio Morcego, que pertence ao suspeito.
Segundo o delegado Gilson Duarte, as investigações da Polícia Civil apontaram que o suspeito seria natural de Monteiro e que ele teria familiares na região. Foi realizada uma incursão, com a finalidade de prender o suspeito, mas ele conseguiu fugir.
Na operação policial, foram apreendidos alguns objetos que pertencem ao suspeito, como documentos e celular, além do veículo utilizado na fuga dele de João Pessoa para Monteiro.
A Polícia Civil ainda está realizando diligências na região para localizar e prender o suspeito.
Imagens de câmera de segurança mostram suspeito dentro do apartamento da vítima
TV Cabo Branco/Reprodução
Relembre o caso
Vítima de feminicídio em Gramame, João Pessoa
Arquivo Pessoal
Hailie Vitória Barbosa da Silva, de 20 anos de idade, foi assassinada com duas facadas no tórax na madrugada de terça-feira (19) em Gramame, bairro da zona sul de João Pessoa. A Polícia Civil da Paraíba investiga o caso e a suspeita é de feminicídio.
Hailie Vitória Barbosa da Silva estava dentro de seu apartamento quando foi esfaqueada e foi encontrada dentro do banheiro. A faca usada no crime foi localizada jogada no chão da cozinha do imóvel.
A vítima foi resgatada ainda com vida durante a madrugada por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Ela deu entrada na unidade hospitalar em estado gravíssimo, mas teve o óbito confirmado por volta de 7h45 do mesmo dia do crime.
Vítima de feminicídio ocorrido em Gramame, em JP, será enterrada em Olinda (PE)
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

G1

Mulher é presa suspeita de aplicar golpes em agricultores para usar dinheiro em jogos eletrônicos, na PB

Publicado

em

Suspeita aplicava golpes em agricultores de Piancó oferecendo cisternas pelo governo, fazia empréstimos em nome das vítimas e utilizava o dinheiro para jogar em jogos eletrônicos. Delegacia de Piancó, PB
TV Paraíba/Reprodução
Uma mulher de 25 anos foi presa suspeita de praticar estelionato contra agricultores na zona rural de Piancó, no Sertão da Paraíba. Segundo a Polícia Civil, a suspeita teria feito pelo menos 14 vítimas, aplicando golpes que geraram prejuízo superior a R$ 100 mil.
A Polícia Civil informou que tomou conhecimento da situação em outubro deste ano, quando várias pessoas foram enganadas pela suspeita em duas localidades da zona rural do município de Piancó, nos sítios Brotas e Volta.
Segundo as vítimas, a suspeita tinha confiança entre as vítimas e se aproveitou disso para recolher os documentos que, segundo a suspeita, seria para um cadastro do governo para eles obterem cisternas gratuitamente. A ação aconteceu nos meses de abril e maio deste ano, porém só tiveram conhecimento em outubro.
14 vítimas compareceram à delegacia de Piancó para denunciar as atitudes da mulher de 25 anos e o prejuízo é de cerca de R$ 102,1 mil. Foi expedido um mandado de prisão preventiva e sequestro de bens e valores e a mulher foi presa na terça-feira (19), no bairro Ouro Branco, em Piancó.
Durante interrogatório na delegacia, a suspeita assumiu ter praticado os golpes e relatou que fez isso para obter dinheiro para jogar em jogos eletrônicos de azar, como o “jogo do tigrinho”.
“Ela chegava no sítio, mas também teve casos na área urbana de Piancó, falava sobre uma cisterna que ela estaria fazendo um cadastro para o governo e obter essa cisterna gratuitamente. Depois disso ela recolhia os documentos e fazia o cadastro em um determinado banco para obter empréstimos e microcrédito. Ela falou que utilizava o dinheiro para jogar o ‘jogo do tigrinho’”, explicou o delegado Lucas Rothardand.
Além da prisão da mulher, também foram bloqueados bens e valores de suas contas para garantir o ressarcimento das vítimas, e agora está disponível para a Justiça. Após passar por audiência de custódia, ela foi encaminhada para Patos, também no Sertão, onde está presa e aguardando pelos procedimentos judiciais.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

Trending