G1
Comissão especial é criada para apurar casos de assédio sexual e moral nas repartições estaduais da Paraíba
Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (16). Vítimas devem ser protegidos no ambiente de trabalho assim que denunciarem os possíveis casos de assédio. Centro Administrativo da Paraíba, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa
Claudio Cesar/Secom
Um decreto do governo da Paraíba, publicado neste sábado (16), estabelece novas regras para apuração de casos de assédio sexual e moral no ambiente de trabalho na administração estadual. A principal novidade é a criação de uma comissão especial que vai ficar responsável por apurar essas situações no âmbito administrativo. A partir do recebimento da denúncia, a comissão já pode estabelecer medidas de proteção para as vítimas.
De acordo com o decreto, as denúncias de assédio sexual e moral devem continuar sendo apresentadas à Ouvidoria da administração estadual, seja de forma online ou presencial, mas o órgão não fica mais responsávell por apurar os casos, deve repassar para a Comissão Especial de Combate e Prevenção ao Assédio. O grupo vai ser comandado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, e conta com representantes de outros setores.
“A comissão ao recepcionar (a denúncia), tomar conhecimento do fato, ela já encaminha ao chefe máximo do órgão, digamos, um secretário, para que ele crie mecanismos de proteção àquela pessoa, mesmo durante o período de apuração ela já fica protegida.. Ele pode proteger mudando a pessoa de lotação, mudando o turno, várias medidas de comum acordo com aquela servidora, com aquela pessoa que denunciou. Então é algo que vai proteger, por isso nós acreditamos que tende a estimular as denúncias”, afirmou a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.
A secretária ressalta que a comissão atua no campo administrativo, ou seja, a ação não inviabiliza as medidas legais que a própria vítima pode tomar diante da Justiiça.”Permanece o direito dela de procurar as autoridades a qualquer tempo. E a comissão compete notificar o órgão para garantir a proteção da vítima e depois, na sequência, apurada a existência dos fatos, encaminhar às autoridades”, enfatizou..
‘Violentômetro’ e novas delegacias da Mulher
Na mesma edição do Diário Oficial, o governo editou um outro decreto determinando que as repartições públicas passem a ter cartazes afixados com orientações sobre a Lei Maria da Penha. Os informativos precisam trazer também um ‘violentômetro’, um gráfico elencando os diferentes graus de violência contra as mulheres, com a finalidade de possibilitar o reconhecimento e identifi cação de práticas violentas.
Também via decretos, foram criadas três novas Delegacias da Mulher no estado. As unidades vão funcionar nas cidades de Esperança, Itaporanga e Alhandra.
Vídeos mais assistidos da Paraíba
G1
Caminhão com carga de tijolos tem falha mecânica, tomba e mata motorista, no Brejo da PB
Rizonaldo Nascimento Soares, de 28 anos, estava transportando uma carga de tijolos entre Areia e Alagoa Grande, quando o veículo tombou. Ele ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Caminhão com carga de tijolos tem falha mecânica, tomba e motorista morre, no Brejo da PB
Reprodução/TV Paraíba
Um motorista de um caminhão, identificado como Rizonaldo Nascimento Soares, de 28 anos, morreu após o veículo que dirigia, transportando uma carga de tijolos, tombou na PB-079, entre os municípios de Areia e Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba.
Rizonaldo trabalhava para uma loja de materiais de construção e tinha ido até o município de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, para buscar uma carga de tijolos, com destino final em Caldas Brandão, no Agreste paraibano.
Na viagem de volta, já na PB-079, entre os municípios de Areia e Alagoa Grande, o veículo que Rizonaldo dirigia apresentou uma falha mecânica e ficou sem freios. O caminhão acabou tombando.
Após o tombamento do veículo, Rizonaldo ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido ainda com vida pela Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas morreu ao chegar na unidade hospitalar, na madrugada desta quarta-feira (25). O corpo de Rizonaldo vai ser sepultado em Caldas Brandão.
Homem morre após faltar freio em caminhão, entre Areia e Alagoa Grande
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Homem morre após colisão entre duas motos, em Campina Grande
Acidente aconteceu em um cruzamento no bairro José Pinheiro. Vítima tinha 18 anos. Walison Luan de Lima Xavier tinha 18 anos e morreu após um acidente em Campina Grande
Reprodução/TV Paraíba
Um homem morreu após uma colisão entre duas motos, na tarde desta terça-feira (24), no bairro José Pinheiro, em Campina Grande. O acidente aconteceu em um cruzamento.
Imagens de câmera de segurança registraram o acidente e mostram que um dos motociclistas tenta cruzar uma das ruas, mas é atingido por outro motociclista.
A vítima, Walison Luan de Lima Xavier, tinha 18 anos. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta quarta-feira (25).
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Duas pessoas ficam feridas após colisão entre motos, em João Pessoa; VÍDEO
Acidente aconteceu por volta das 6h. Quando as duas motos colidem, os dois homens são arremessados. Câmera de segurança flagra acidente entre duas motos em João Pessoa
Dois homens ficaram feridos após um acidente envolvendo duas motos, na manhã desta quarta-feira (25), no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa. Um dos motociclistas teria desrespeitado a sinalização de “pare”.
O acidente aconteceu por volta das 6h. Quando as duas motos colidiram, os dois homens são arremessados.
Ambos foram encaminhados pelo Samu ao Hospital de Emergência e Trauma da capital, passaram por procedimentos médicos de emergência e seguem em observação. O estado de saúde dos dois é considerado regular.
Acidente envolveu duas motos em cruzamento do bairro de Cabo Branco, em João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
-
G111 meses atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G11 ano atrás
Conselho denuncia violação de direitos humanos em despejo de famílias em assentamento de João Pessoa
-
G11 ano atrás
Homem é preso suspeito de levar crianças e estuprar mulher em motel, em Campina Grande
-
G11 ano atrás
Inmet emite alerta para perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades da Paraíba
-
G11 ano atrás
Projeto virtual de ‘cidade do futuro’ na PB é cópia de distrito futurista chinês
-
G11 ano atrás
Radiotelescópio que mapeia energia escura do universo deve começar a funcionar até o fim de 2024 no Sertão da PB
-
G111 meses atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
G11 ano atrás
Mulher é atingida com tiros na cabeça em tentativa de feminicídio no Sertão da PB; suspeito tirou a própria vida