G1
‘Encontrei meu filho no chão’, diz pai de menino que morreu atropelado por ônibus escolar, na PB
Pai de José Rafael descreveu a cena do acidente e a situação da porta do ônibus. Veículo será periciado para averiguar possível falha técnica. José Rafael Sousa da Silva, de 11 anos, morreu após cair de um ônibus escolar e ser atropelado, em Itabaiana, PB
José Aprigio da Silva/Arquivo Pessoal
A porta do ônibus que atropelou uma criança de 11 anos no início da tarde desta sexta-feira (12), em Itabaiana, não estava funcionando através do acionamento eletrônico. A informação é do delegado Rafael Araújo, da Polícia Civil da Paraíba. José Rafael Sousa da Silva morreu após cair do ônibus escolar e ser atropelado pelo veículo. Ele era uma criança educada, estudiosa e brincalhona, de acordo com a família.
Segundo o delegado Rafael Araújo, da Polícia Civil da Paraíba, José Rafael se encostou na porta de saída do ônibus, que abriu inesperadamente. O motorista, que não percebeu a queda, continuou dirigindo e acabou atropelando a criança.
Ao perceber o ocorrido, o motorista parou o veículo e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas José Rafael já estava morto.
‘Encontrei meu filho no chão’
O pai de José Rafael, conhecido como Seu Zezinho, relatou o momento em que recebeu a notícia. Ele estava trabalhando, assim como sua esposa. Quando estava chegando em casa, seu celular tocou. Foi sua companheira, desesperada, chorando muito, dizendo que tinha acontecido um acidente com a criança.
“Corri imediatamente para o local e encontrei meu filho deitado no chão com a perna da parte da cintura para baixo, todo machucado”, disse Seu Zezinho emocionado.
Seu Zezinho descreveu a cena do acidente e a situação da porta do ônibus. “Meu filho estava encostado na porta, e quando o ônibus fez uma curva, a porta se abriu e ele caiu. Quando o motorista percebeu já foi tarde. Se a estrada fosse mais larga, talvez o ônibus não o tivesse atropelado. A porta tinha um problema, o motorista precisava sair do banco para abri-la manualmente”, explicou.
“Meu filho era era um anjinho que fica no coração da gente. Fica difícil. Muito bom. Educado. O que você pedir a ele, ele fazia. Brincalhão. Estudioso. Dançava muito também. Era alegre. É uma dor que a gente está sentindo que só Deus pode dar força. A gente perdeu ele, mas ele não está perdido”, lamentou Seu Zezinho.
O corpo da criança está no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) para exames e deve ser liberado na tarde deste sábado (13) para a família. O velório de José Rafael será realizado na Igreja Católica de Guarita, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério de Guarita, no município de Itabaiana.
Zezinho também expressou gratidão pelo apoio recebido: “Agradeço a todos que nos apoiaram e aqueles que quiserem se despedir do José Rafael serão bem-vindos”.
As investigações continuam para esclarecer as causas do acidente e se houve negligência na manutenção do veículo escolar.
“A gente vai sentir muito a falta dele. É uma dor, é um vazio que não se acaba. A gente que é pai e mãe, Deus botou a gente no mundo para ser pai e mãe, pro nosso filho enterrar a gente”.
Perícia no ônibus
A trava da porta do veículo estava sendo realizada manualmente em uma chave que fica próxima à própria porta, ainda conforme o delegado. Uma perícia será realizada na porta do ônibus para verificar se houve falha mecânica
O motorista não estava sob efeito de álcool ou de qualquer outra substância.
“Solicitamos o teste como medida de precaução, e os resultados ainda estão sendo analisados. O ônibus foi apreendido e aguardamos a perícia específica, que será realizada por um engenheiro mecânico, para determinar se houve algum problema técnico na porta”, explicou o delegado.
Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) da Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba
Pedro Júnior/TV Cabo Branco
Em nota oficial, a prefeitura muncipal de Itabaiana se manifestou sobre o caso:
“É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Itabaiana-PB informa à comunidade sobre o trágico acidente ocorrido nas imediações do Sítio Cariata na data de 12 de julho de 2024. Infelizmente, um ônibus de transporte escolar do município envolveu-se em um acidente com uma criança, aluno transportado pelo referido veículo, que veio a ser atropelado e, lamentavelmente, não resistiu aos ferimentos, falecendo no local.
Desde o momento do acidente, o município tem prestado toda a assistência necessária à família da criança, assim como ao motorista envolvido neste trágico episódio. A Prefeitura se solidariza profundamente com a dor dos familiares e amigos e reafirma o seu compromisso com o bem-estar de toda a comunidade.
A Administração Municipal está acompanhando de perto todas as investigações sobre o caso e colaborando integralmente com as autoridades competentes para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos. O município se preocupa sempre com a segurança e o bem-estar dos estudantes que são transportados pelos ônibus do município.
Reiteramos nossos mais sinceros sentimentos à família enlutada e reafirmamos nosso compromisso em buscar todas as respostas necessárias para elucidar o ocorrido”.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Homem é preso suspeito de ameaçar e agredir mulher com quem tinha um relacionamento, em João Pessoa
Suspeito foi levado para a Delegacia de Atendimento à Mulher nesta terça-feira (2)
Polícia Civil/Divulgação
Um homem de 39 anos foi preso em flagrante suspeito de ameaçar e cometer violência doméstica contra a mulher com quem mantinha um relacionamento, nesta terça-feira (2), em João Pessoa. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito e a vítima estavam juntos há sete anos.
Segundo a Polícia Civil, a vítima foi até a Delegacia da Mulher para denunciar as agressões que sofria do homem. Em depoimento, ela contou que o suspeito era ciumento e tinha um comportamento violento, e que ela tinha fugido escondida da residência onde eles viviam após ter sido agredida por ele.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Durante o registro da ocorrência, o suspeito foi procurar pela vítima no local de trabalho dela, quando foi preso pela Polícia Civil e foi encaminhado para um exame de corpo de delito no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) e, em seguida, conduzido à carceragem da Cidade da Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça.
Violência contra mulher: como pedir ajuda
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba
G1
Rede de supemercados oferece mais de 60 vagas de emprego na Paraíba
Rede atacadista oferece mais de 60 vagas de emprego na Paraíba
Taiguara Rangel/G1
Mais de 60 vagas de emprego estão disponíveis na Paraíba para atuar em uma rede de supermercados em diferentes áreas. As oportunidades são para as cidades de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande. Todas as posições também são abertas a pessoas com deficiência.
Clique aqui para realizar sua inscrição
As principais vagas disponíveis no Assaí Atacadista são para os cargos de Operador(a) de loja e Operador(a) de caixa. Os interessados devem se inscrever diretamente nas vagas disponíveis da região, através do site oficial.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Para se cadastrar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo, CPF, telefone atualizado e um endereço de e-mail válido. O processo seletivo será realizado em etapas presenciais e online.
A empresa informa que oferece remuneração e pacote de benefícios compatíveis com o mercado, além de um plano de carreira estruturado. Segundo a companhia, há investimento constante na capacitação e desenvolvimento profissional dos colaboradores em todo o país.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Meia tonelada de maconha é apreendida e duas pessoas são presas em João Pessoa
Meia tonelada de maconha para o tráfico é apreendida pela polícia em João Pessoa e duas pessoas são presas
Flávio Fernandes/TV Cabo Branco
Cerca de meia tonelada de maconha foi apreendida em uma casa no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e duas pessoas foram presas, nesta terça-feira (2), de acordo com a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Todo o material apreendido e também os dois presos foram levados para a Central de Polícia, em João Pessoa.
Ainda não há maiores informações sobre como aconteceu a prisão dos dois suspeitos.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
-
G12 anos atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G12 anos atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
Esportes2 anos atrás
Qual é o maior campeão paraibano?
-
G12 anos atrás
Casos prováveis de dengue na Paraíba em 2024 são mais que o dobro do mesmo período do ano passado
-
G12 anos atrás
Cursos de qualificação profissional são ofertados a mulheres em situação de vulnerabilidade social, em João Pessoa
-
Politica2 anos atrás
Datas de Votação: Eleições Paraíba 2024 – Saiba Aqui
-
Politica2 anos atrás
Guia Completo: Eleições Municipais na Paraíba 2024
-
G12 anos atrás
Homem é morto após ser esfaqueado por adolescente durante discussão, na PB