G1
Blocos são liberados no Carnaval de Campina Grande, mas com limite de distância de eventos religiosos
Reunião definiu que os blocos podem desfilar respeitando distância de 1 km de locais onde acontecem cultos ou missas católicas. Reunião define que blocos podem desfilar no carnaval, em Campina Grande
Reprodução/TV Paraíba
Uma reunião nesta quinta-feira (18) entre representantes de poderes públicos, de segurança, instituições e de blocos carnavalescos definiu que os blocos poderão desfilar durante o Carnaval, em Campina Grande. Inicialmente, um decreto proibiu o desfile de blocos carnavalescos nos principais pontos da cidade entre os dias 8 e 13 de fevereiro.
A reunião definiu que os blocos carnavalescos podem desfilar no período do carnaval, em Campina Grande, desde que respeite uma distância de 1 km de locais onde acontecem cultos ou missas católicas.
O bloco Jacaré do Açude Velho, por exemplo, que deve sair na terça-feira de Carnaval, e que tinha um percurso que os foliões passavam próximo ao Parque do Povo, terá o percurso modificado. Como no Parque do Povo acontece a Consciência Cristã, o percurso do bloco foi ajustado, e deve ter inicio da frente do Instituto São Vicente de Paula dando a volta no Açude Velho pelo lado leste, indo em direção ao Memorial de Jackson do Pandeiro, respeitando a distância de 1 km do evento religioso mais próximo, no Parque do Povo.
LEIA TAMBÉM:
Representantes de blocos devem entrar na Justiça contra decreto que proíbe desfiles durante Carnaval em Campina Grande
Entenda decreto que proíbe desfile de blocos durante o Carnaval em Campina Grande
Juiz suspende decreto que proibia desfile de blocos durante o Carnaval em Campina Grande
Fred Guimarães, representante do bloco Jacaré do Açude Velho esteve na reunião e ficou satisfeito com o que ficou acordado no encontro.
“O bloco realmente vai sair, das 10h às 16h, e o quanto é bom o diálogo. Ficou acordado que a partir do próximo ano nos reuniremos bem antes, em setembro de 2024, para que todo mundo tenha tempo de se organizar. Chegamos a um consenso, o diálogo foi positivo e estamos saindo daqui todos satisfeitos entendendo que o folião vai poder brincar o carnaval em Campina”, explicou Fred.
Bloco Jacaré do Açude Velho, em Campina Grande
Reprodução/TV Paraíba
A reunião aconteceu na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), no bairro da Liberdade, em Campina Grande, após o decreto ser derrubado por uma decisão judicial. Nesta reunião, foi firmado um novo acordo que concede, também, um novo prazo para os blocos que ainda estão interessados em desfilar no carnaval da cidade.
A prefeitura de Campina Grande não irá publicar um novo decreto, pois, segundo a procuradoria do município, o novo acordo firmado entre as partes envolvidas já é suficiente.
De acordo com o promotor Hamilton Neves, da promotoria do Meio Ambiente, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi reajustado para atender as demandas de segurança, ambientais e dos atores envolvidos nos eventos carnavalescos.
“O resultado é exatamente uma formatação de um TAC, a gente compactua comportamentos e ajusta as condutas para que atenda aos atores envolvidos, tanto a segurança pública, como a ordenação do som urbano, a legislação ambiental e o encontro das igrejas católicas e evangélicas”, disse o promotor Hamilton.
Os blocos que ainda não se credenciaram para desfilar no carnaval de Campina Grande terão mais 48 horas para realizar a inscrição no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede). No ato da inscrição, o representante do evento carnavalesco deve colocar o nome do bloco, a intenção da localização onde o bloco deseja desfilar, data e quantidade de pessoas. Além do cadastro, os blocos devem comunicar aos órgãos de segurança sobre o desfile do bloco.
Entenda decreto
O decreto assinado pelo prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) e publicado no Semanário do município proibia desfile de blocos carnavalescos nos principais pontos de Campina Grande entre os dias 8 e 13 de fevereiro. Os blocos poderiam desfilar, apenas, antes ou depois das datas listadas. Ao todo, seriam impactados pela decisão 28 blocos, eventos particulares e alguns bois e troças.
O decreto seguia um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo município com o Ministério Público da Paraíba (MPPB). O texto ressalta que os pontos centrais da cidade seriam destinados para realização exclusiva de eventos ecumênicos relacionados ao ‘Carnaval da Paz’, como é chamada a junção de eventos religiosos que tradicionalmente acontecem na cidade.
Segundo o decreto, não poderia ocorrer a realização de blocos carnavalescos nos seguintes pontos:
Açude Velho;
Parque da Criança;
Parque do Povo;
Bairro do Catolé;
Bairro do Centro da Cidade;
Bairro do Santo Antônio;
Bairro do Jardim Tavares;
Bairro do São José;
Bairro da Palmeira;
Bairro da Liberdade;
Bairro do Alto Branco;
Bairro da Estação Velha.
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) emitiu uma ação civil pública contra o decreto emitido pela prefeitura de Campina Grande, decreto este que proíbe o desfile de blocos carnavalescos na cidade entre 8 e 13 de fevereiro.
Segundo a Defensoria, o ato normativo configura evidente ilegalidade e inconstitucionalidade, e que “viola a livre manifestação religiosa por outro grupos […], incorrendo em gravíssima afronta a regras e direitos constitucionais, além do direito de reunião, previsto no art. 5º, XVI, da Magna Carta”.
A ação civil pública da Defensoria ainda reforça que a proibição do desfile de blocos carnavalescos durante o período de Carnaval em Campina Grande é “esdrúxula e gera confusões”.
Em nota, a prefeitura de Campina Grande informou que a decisão do decreto foi na intenção de reorganizar o calendário de eventos e garantir a coexistência e valorização de cada agenda, e que atende a recomendações expressas do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e dos órgãos de segurança da Paraíba. A ideia do decreto publicado pela prefeitura é evitar que dois grandes eventos tradicionais em Campina Grande, o Carnaval da Paz e os festejos carnavalescos, se colidam, tendo a programação diversificada e atendendo o interesse público de ambos os lados.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Campina Grande divulgou uma nota nesta terça-feira (16) e manifestou preocupação com o decreto, e que está monitorando a situação na cidade.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
IPTU de João Pessoa tem reajuste de 4,87%; contribuintes podem pagar com desconto a partir de segunda-feira (20)
De acordo com a gestão, o desconto nos impostos pode chegar a até 20%. Aplicativo IPTU/TCR João Pessoa
Dani Fechine/g1
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) sofreram um reajuste de 4,87% no exercício de 2025, segundo a Prefeitura de João Pessoa. Os contribuintes poderão pagar os impostos a partir desta segunda-feira (20), por meio do Portal do Contribuinte.
Segundo a administração municipal, o reajuste considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre novembro de 2023 e novembro de 2024.
De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, os contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única com 15% de desconto até o dia 14 de março, pelo parcelamento em até 10 vezes ou pela cota única sem desconto, com vencimento no dia 7 de abril.
Além do desconto na cota única, será aplicado um abatimento adicional de 5% para os contribuintes que estavam em dia com a prefeitura até 31 de dezembro. Apenas no caso do pagamento em cota única, o desconto totaliza 20%.
O desconto adicional de 5% é válido para todos os contribuintes em dia, independentemente da forma de pagamento escolhida. Para aqueles que optarem pelo parcelamento, o abatimento de 5% será calculado automaticamente no boleto.
Para quem não tem acesso a um computador ou celular, a distribuição das guias de pagamento começará no início de fevereiro pelos Correios.
Como consultar o boleto?
Os contribuintes podem consultar os boletos por meio do aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão” e no Portal do Contribuinte da Prefeitura de João Pessoa, onde poderão escolher a melhor opção de pagamento. Também é possível realizar a consulta presencialmente na Receita, localizada no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.
O cidadão deve informar o número de inscrição do imóvel ou a localização cartográfica, dados que podem ser encontrados nos carnês de anos anteriores.
Com isso, o contribuinte poderá optar por pagar em cota única com desconto, quitar o valor total do exercício em cota única sem desconto até 7 de abril ou parcelar o pagamento em até 10 vezes.
Conforme as datas estabelecidas pela Secretaria da Receita, o calendário de pagamentos fica da seguinte forma:
14/03 – Cota única com desconto;
07/04 – Total do exercício sem desconto;
Parcelamento em 10 vezes, com vencimentos em:
1ª parcela: 14/03;
2ª parcela: 07/04;
3ª parcela: 08/05;
4ª parcela: 06/06;
5ª parcela: 07/07;
6ª parcela: 07/08;
7ª parcela: 05/09;
8ª parcela: 07/10;
9ª parcela: 07/11;
10ª parcela: 05/12.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Mulher é presa suspeita de matar marido a facadas na frente da filha no Centro de João Pessoa
De acordo com a Polícia Militar, não foi a primeira vez que a mulher tentou matar o homem. A última tentativa aconteceu há cerca de cinco dias. Mulher mata marido a facadas no Centro de João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco
Uma mulher foi presa suspeita de matar o marido a facadas, na tarde desta sexta-feira (17), no Centro de João Pessoa, na frente de uma criança. De acordo com a Polícia Militar, a mulher já havia tentado matar o homem há cerca de cinco dias.
A Polícia Militar informou que foi acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o homem morto e prenderam a mulher em flagrante pelo homicídio. O crime aconteceu na frente da filha da suspeita, uma criança de apenas seis anos.
De acordo com a Polícia Civil, o homem foi atingido por cinco golpes de faca dentro da residência onde o casal morava. Ele tentou fugir dos golpes, mas morreu poucos metros adiante.
Testemunhas relataram à Polícia Militar que o casal brigava frequentemente e que episódios de agressão eram constantes. A Polícia Civil informou ainda que a mulher possui uma medida protetiva contra o homem.
Ainda segundo a PM, o homem já havia sido internado há cerca de cinco dias no Hospital de Trauma devido a um ferimento causado por arma branca, após outra discussão entre o casal.
A mulher foi presa e encaminhada para a Central de Polícia, no bairro do Geisel. A Polícia Civil investiga o caso.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
G1
Concorrência do concurso da UFPB é divulgada: mais de 32 mil pessoas disputam vagas
Cargo com maior número de inscritos foi de Assistente em Administração, que teve 23.115 inscritos para um total de 48 vagas. Centro de Tecnologia da UFPB em João Pessoa
Angélica Gouveia/UFPB
A concorrência do concurso da UFPB foi divulgada nesta sexta-feira (17). Ao todo, 32.181 pessoas se inscreveram para concorrer a uma vaga de servidor público federal na universidade.
O cargo que teve o maior número de inscritos foi de Assistente em Administração (nível médio), que teve 23.115 inscritos para um total de 48 vagas – 35 para ampla concorrência, três para pessoas com deficiência e 10 para pessoas negras. Uma concorrência de 481,56 por vaga.
Entre os cargos de nível superior, o maior número de candidatos é para Técnico em Assuntos Educacionais, cargo para o qual estão sendo ofertadas cinco vagas – três para ampla concorrência, uma para pessoa com deficiência e uma para pessoa negra.
O número de inscritos foi divulgado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba (Progep/UFPB)e está disponível para consulta no site da Universidade Federal da Paraíba.
Vagas do concurso da UFPB
O concurso da UFPB está oferecendo 116 vagas para cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 2.667,19 a R$ 4.556,92 + R$ 1 mil de auxílio-alimentação.
Os candidatos aprovados podem trabalhar em qualquer unidade da UFPB, nos municípios de Areia, Bananeiras, João Pessoa, Santa Rita, Mamanguape e Rio Tinto, de acordo com a necessidade da instituição.
Edital do concurso da Universidade Federal da Paraíba
Provas do concurso da UFPB
A seleção será feita em duas etapas. A primeira, será a prrova objetiva, para todos os cargos, que acontecerá no dia 9 de fevereiro de 2025, nas cidades de Areia, Bananeiras, João Pessoa, Mamanguape e Rio Tinto do Estado da Paraíba.
Já a prova prática será aplicada para nove cargos. O resultado final do concurso da UFPB será publicado em 24 de abril de 2025.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
-
G112 meses atrás
UFCG é a 2ª colocada em registros de patentes de invenção no Brasil em 2023, diz INPI
-
G11 ano atrás
Conselho denuncia violação de direitos humanos em despejo de famílias em assentamento de João Pessoa
-
G11 ano atrás
Projeto virtual de ‘cidade do futuro’ na PB é cópia de distrito futurista chinês
-
G11 ano atrás
Homem é preso suspeito de levar crianças e estuprar mulher em motel, em Campina Grande
-
G11 ano atrás
Radiotelescópio que mapeia energia escura do universo deve começar a funcionar até o fim de 2024 no Sertão da PB
-
G11 ano atrás
Inmet emite alerta para perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades da Paraíba
-
G112 meses atrás
Litoral da Paraíba tem 12 trechos de praias impróprios para banho
-
G11 ano atrás
Aprenda a fazer receita de salpicão no Chef JPB