WhatsApp Caiu? Instabilidade no App venha entender

Se você tentou enviar uma mensagem e percebeu que o WhatsApp caiu, não está sozinho. O aplicativo de mensagens mais popular do mundo enfrenta uma instabilidade global nesta sexta-feira (28), deixando milhões de usuários sem acesso ao serviço.
De acordo com relatos nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), muitos internautas estão reclamando de dificuldades para enviar e receber mensagens, tanto no app para celular quanto no WhatsApp Web.
O problema começou a ser identificado por volta das 12h30 (horário de Brasília), e rapidamente, o número de reclamações disparou. Quer saber os detalhes sobre o que se sabe até agora do erro? Basta seguir lendo!
Queda do WhatsApp: o que se sabe até agora?
Na plataforma que monitora falhas em serviços online, os registros de erro ultrapassaram a marca de 24 mil notificações, reforçando que se trata de um problema de grande escala.
O WhatsApp caiu para usuários de diversas partes do mundo, e a falha já é classificada como uma “queda global” por jornais internacionais. Ainda não há um posicionamento oficial da Meta, empresa responsável pelo aplicativo, sobre a causa do problema ou uma previsão de normalização do serviço.
Enquanto isso, no Trends, termos como “WhatsApp ficou off”, “app de mensagens saiu do ar” e “instabilidade App” tiveram um aumento repentino de buscas a partir das 12h50, indicando que a instabilidade afetou um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
O que fazer enquanto o WhatsApp está fora do ar?

Se o app caiu e você precisa se comunicar, algumas alternativas podem ajudar enquanto o serviço não volta ao normal:
- Use outras plataformas de mensagens, como Telegram, Signal ou Messenger, que podem estar funcionando normalmente.
- Verifique redes sociais e sites de monitoramento, como o Downdetector, para acompanhar atualizações sobre a queda.
- Reinicie o celular e o roteador, pois, em alguns casos, o problema pode ser localizado.
- Evite desinstalar o aplicativo, pois o erro é global e não está relacionado ao seu dispositivo.
Uma surpresa indesejada
A queda do app pegou muita gente de surpresa e gerou um grande volume de reclamações nas redes sociais. Ainda não há uma previsão para o retorno do serviço, mas a Meta deve se pronunciar em breve para esclarecer o problema.
Enquanto isso, resta aguardar e utilizar outras formas de comunicação. Para quem precisa de uma alternativa imediata, aplicativos como Telegram e Messenger podem ser boas opções até que o WhatsApp volte a operar normalmente.



