Connect with us

G1

Policial Penal da Paraíba atua como voluntário após enchentes no RS: ‘Esse é o momento de salvar vidas’

Publicado

em

Lucas Leal, policial em penitenciárias, estava no Rio Grande do Sul, ministrando aulas para outros policiais quando as chuvas no estado se agravaram. Ele relata ajuda aos moradores e situação do estado. Imagem de drone do dia 3 de maio de 2024 mostra pilha de carros soterrados por enchente na cidade de Encanto após fortes chuvas que caíram sobre o Rio Grande do Sul
Diego Vara/Reuters
Um policial penal da Paraíba, Lucas Leal, atua como voluntário após as recentes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, que vitimaram quase 100 pessoas pessoas e deixaram centenas desabrigadas. Ele estava dando aulas em um curso de formação para outros agentes penais quando a calamidade teve início.
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril já deixaram 90 mortos, de acordo com a última atualização, na manhã desta terça-feira (6). O estado registra 131 desaparecidos e 362 feridos. Há 204,3 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 48,2 mil em abrigos e 156 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).
“Quando a gente estava concluindo a instrução, tivemos a informação de que algumas unidades (penitenciárias) estavam subindo muito o nível da água, estavam ficando muito alagadas, correndo o risco de afogamento de internos”, relatou.
Segundo Lucas, devido às chuvas, as pessoas que estavam presas correram o risco de se afogar dentro das penitenciárias, por conta do volume de água na região. O policial conta que o trabalho voluntário dele passa por ajudar os detentos.
“Esse é o momento em que a gente tem que pensar em salvar vidas, independente do que aconteceu. Esse é o momento de salvar vidas e um momento muito delicado, porque a gente teve que chegar até o complexo da cidade de Charqueadas (Região Metropolitana de Porto Alegre), tivemos que usar barco”, relatou Lucas.
Lucas é policial penal na Paraíba e relatou trabalho no Rio Grande do Sul durante enchentes
TV Cabo Branco
LEIA TAMBÉM
‘Nunca pensei que fosse viver isso’, relata estudante de medicina da PB em meio a enchentes
Paraibana relata resgate em região atingida por enchentes no RS
O grupo de policiais penais que Lucas faz parte ainda está no Rio Grande do Sul e um revezamento de agentes está sendo feito para que exista ajuda completa para os moradores locais.
“A gente continua empenhado. Hoje a gente fez buscas por alimentos, que estavam muito escassos. Cada dia é uma batalha, que a gente vai vencendo, e se Deus quiser vamos superar isso. Muitas vezes reclamamos de futilidades, mas em um momento de crise desses, começamos a refletir e valorizar as coisas”, disse.
A Paraíba enviou 18 membros do Corpo de Bombeiros Militar do estado, além de fornecer equipamentos e viaturas de resgate, que devem chegar ao estado até a próxima quinta-feira (9).
Policial Penal da Paraíba ajuda nas buscas e resgate no RS; saiba como ajudar com doações
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

G1

Professor cria biblioteca itinerante em bicicleta para incentivar a leitura: ‘Eu amo os livros’

Publicado

em

Projeto surgiu com o propósito de promover a atividade da leitura entre as pessoas e tornar mais acessível o contato da população paraibana com os livros. Biblioteca itinerante que circula com livros por João Pessoa atrai a curiosidade de jovens
TV Cabo Branco/Reprodução
Pedalar uma bicicleta pelas ruas da cidade de João Pessoa carregando como bagagem um carrinho repleto de livros foi a forma encontrada por Jairo Henrique de mudar a vida da população paraibana através da literatura.
Jairo, que é professor de história e vê a leitura como uma atividade transformadora, desenvolveu o projeto de uma biblioteca itinerante após se deparar com os dados alarmantes divulgados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2024.
O levantamento mostrou que a Paraíba é o terceiro estado da região Nordeste com o menor número de leitores. Ainda segundo a pesquisa, apenas 38% dos paraibanos leram 1 livro completo ou em partes durante o ano passado.
Jairo Henrique, professor que desenvolveu o projeto da biblioteca itinerante com o objetivo de impulsionar a leitura
TV Cabo Branco/Reprodução
“Eu amo os livros. Eles foram meus grandes companheiros, foram meus grandes amigos. […] Com a leitura você pode fazer as coisas melhor, ser mais criativo, ser mais assertivo. É imprescindível”, afirma o professor.
Com sua bicicleta, Jairo transporta um acervo literário que torna mais fácil o acesso das pessoas aos livros, que têm se tornado artigos de luxo com o passar dos anos. Para ele, o ato é uma forma de despertar o amor pela leitura em crianças, jovens e adultos, alterando o rumo da vida das pessoas ao colocá-las em contato com diferentes perspectivas.
Biblioteca itinerante foi organizada por professor para incentivar a leitura em João Pessoa
TV Cabo Branco/Reprodução
“Quando eu era criança, mais ou menos no quinto ano do fundamental, eu escrevia meus próprios livros e os professores corrigiam, então eu sempre li e escrevi desde criança. […] Isso aqui [a biblioteca itinerante] é muito legal. Eu desci ali, vi e achei muito bacana. O incentivo a leitura é muito importante”, disse a jovem Elionayde Vitória, que conheceu o projeto por acaso.
Os livros transportados por Jairo são ofertados gratuitamente para qualquer um que se mostre interessado em ler. Em sua biblioteca itinerante há uma variedade de obras, que vão de clássicos da literatura brasileira, poesia e romances até gibis infantis.
De acordo com a educadora social Daniela Meira, a leitura possui uma ação transformadora na vida das pessoas, e deve ser incentivada sempre que possível.
“Eu acredito que a leitura transforma e é de fundamental importância para a vida de qualquer ser humano. A gente vê, com base nas experiências [que tiveram com a biblioteca itinerante], que as pessoas se interessam. Só falta um empurrãozinho”, afirma a educadora.
Professor cria biblioteca itinerante e incentiva a leitura pela cidade de João Pessoa
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba

Continue lendo

G1

Homem é suspeito de tentar matar esposa e sogra a tiros e facadas no Brejo da Paraíba

Publicado

em

Suspeito fugiu do local com um adolescente, de 15 anos, que também é suspeito de participar do crime. Os dois ainda não foram encontrados. Homem é suspeito de tentar matar esposa e sogra a tiros e facadas no Brejo da Paraíba
Lídice Pegado / TV Paraíba
Uma jovem, de 18 anos, e a mãe dela foram feridas a tiros e facadas no início da madrugada deste domingo (12), na casa em que moram, em Pilões, no Brejo da Paraíba.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito de cometer o crime é o marido da jovem, que também tem 18 anos.
📲Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
📲Compartilhe esta notícia pelo Telegram
A esposa do suspeito foi atingida com cerca de 20 facadas e também atingida por tiros. Já a mãe, tentando defender a filha, foi ferida com um tiro na região das costas.
A polícia informou que o crime teria sido cometido por ciúme. Disse ainda que o suspeito também mantinha um relacionamento com outra mulher.
Um adolescente, de 15 anos, também teria participado da ação. Mas a polícia não soube explicar qual a participação dele.
Todos os dois suspeitos do crime fugiram do local e não foram encontrados até a última atualização desta notícia.
As duas vítimas foram levadas para um hospital localizado em Guarabira e passaram por cirurgias.
Já uma criança de 2 anos, filha da vítima e do suspeito, foi entregue à avó paterna.
Por fim, uma motocicleta, usada pelo suspeito para chegar até a casa das vítimas, foi apreendida.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

G1

Falta água em bairros de João Pessoa neste domingo

Publicado

em

Previsão é que abastecimento seja retomado na segunda-feira (13).
Torneira sem água
Jornal Nacional/Reprodução
Vai faltar água em parte dos bairros de João Pessoa neste domingo (12). O abastecimento deve ser suspenso a partir das 14h e retomado por volta das 5h da segunda-feira (13).
Vão ficar sem água as seguintes localidades:
Alto do Céu
Centro
Jaguaribe
Padre Zé
Porto de João Tota
Róger
Salinas Ribamar
Tambiá
Vem-vem
De acordo com a Cagepa, o serviço será interrompido para que seja feita uma limpeza e a desinfecção dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento na região.
Mais informações pode ser obtidas de forma gratuita por meio do telefone 115.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Continue lendo

Trending